Tarifa do Gás Natural terá redução de -8,3% em Santa Catarina a partir de janeiro

A partir do dia 1º de janeiro de 2024, o custo do gás a ser repassado em tarifa média para os segmentos automotivo, industrial, comercial e residencial terá redução estimada de -8,29%, em Santa Catarina. Considerando os reajustes de janeiro e julho de 2023 em conjunto com este previsto para janeiro do próximo ano, a redução média totalizará -27,9% no custo do Gás no estado.

“Agora quem usa o gás natural no carro, em casa ou na produção do seu negócio vai poder contar com uma tarifa mais acessível. Esse foi um compromisso assumido com a população e com o desenvolvimento de Santa Catarina, de esse custo não pesar tanto no bolso”, diz o governador Jorginho Mello.

Os valores estão previstos em normativa da Agência de Regulação dos Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc). O órgão publicou a Resolução n° 272, em 15 de dezembro de 2023, que atualiza o custo do gás natural e transporte e autoriza o repasse da parcela de recuperação nas tarifas de serviços prestados pela SCGÁS. O documento completo está disponível no site oficial da ARESC.

O custo do gás e do transporte, somado aos tributos sobre venda, corresponde a 84% do valor total da tarifa do energético em Santa Catarina. Conforme a resolução, as atualizações para os diferentes segmentos atendidos passam a vigorar a partir de janeiro de 2024, com os efeitos médios tarifários a seguir:

  • Automotivo: -8,59%
  • Industrial: -8,31%;
  • Comercial: -5,77%;
  • Residencial: -4,63%;

No início deste ano, a SCGÁS já havia anunciado uma redução média de -10% na tarifa do energético. Em julho, o reajuste foi de -12,4% para os segmentos. Enquanto outros combustíveis oscilam seus preços esporadicamente, o Gás Natural recebe apenas dois reajustes ordinários durante o ano. A tarifa praticada pela SCGÁS é regulada e os repasses acontecem em janeiro e julho.

Além disso, as projeções do custo do gás e do transporte são mensalmente disponibilizadas por meio deste link. As tabelas tarifárias atualizadas também estarão disponíveis no site da SCGÁS a partir de sua vigência.

Colaboração: Assessoria de imprensa da SCGÁS – Companhia de Gás de Santa Catarina