Projeto UFSC Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim é reconhecido pelo Senado

O requerimento do senador Esperidião Amin (PP-SC) que solicita uma Sessão Solene em homenagem aos 40 anos do Projeto UFSC Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim foi aprovado no plenário do Senado Federal na noite desta terça-feira (2). A data da solenidade ainda será definida.

 

Relembre

 

Em 21 de novembro de 1979, a Universidade Federal de Santa Catarina assumiu a gestão da Fortaleza, hoje na área de jurisdição do município de Governador Celso Ramos. A fortaleza foi aberta à visitação pública em 1984. Na sequência, a Fortaleza de Santo Antônio de Ratones também passou à guarda da UFSC, em 1991, e foi aberta ao público no ano seguinte. Por fim, a Fortaleza de São José da Ponta Grossa, aberta ao público em 1992, também vem sendo gerenciada pela UFSC desde essa data.

 

 

Construídas pela Coroa Portuguesa a partir de 1739 com a função de guarnecer a entrada da Barra Norte da Ilha de Santa Catarina, as fortalezas foram declaradas Patrimônio Histórico Nacional em 1938 e as Fortalezas de Santa Cruz de Anhatomirim e de Santo Antônio de Ratones estão entre as 19 fortificações brasileiras indicadas à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para tornarem-se Patrimônio da Humanidade. A atuação da UFSC, que mantém as três fortificações abertas à visitação durante o ano todo, busca preservar e tornar acessíveis elementos da história e da cultura catarinenses.

 

(Da Assessoria, editada)