Parceria entre Câmara, UFSC e FEPESE traz novo serviço à população e ao terceiro setor

Iniciando as atividades legislativas do ano de 2024, a Câmara Municipal de Florianópolis realizou, na tarde desta quarta-feira (31) em conjunto com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE), a assinatura de um Termo de Convênio que estabelece, dentro da Casa, um Laboratório de Projetos.

A ação possui o propósito de auxiliar a população da Capital catarinense fornecendo assessoria jurídica às entidades, auxílio na elaboração de projetos para captação de recursos e subvenção social, montagem de projetos financeiros e prestação de contas de entidades, além de retirada e regularização de certidões e documentações para entidades, dentre outras.

“O Posto de Atendimento, aqui na Câmara Municipal, tem o propósito de fazer esse atendimento às Entidades na distribuição e acompanhamento de um projeto, para o desenvolvimento dessas documentações. Além disso, auxiliaremos na parte de orçamento, e na parte da prestação de contas”, afirma o Professor e Dr. do Departamento de Administração da UFSC, Leandro Dorneles dos Santos.

A proposta refere-se, também, à busca por Editais do Governo Federal, Estadual e suas Agências. O auxílio será prestado por alunos da UFSC (Analistas de projeto), sob orientação de professores do Centro Socioeconômico (Especialistas em apoio técnico de área). A princípio, as ações de atendimento às demandas iniciam-se no mês de fevereiro, nos períodos da manhã e da tarde, com divulgação nas redes de comunicação da Câmara Municipal.

Segundo o Reitor da UFSC, Irineu Manoel de Souza, a iniciativa será um marco importante para a Câmara, para a Universidade, e, principalmente, para a sociedade, tendo em vista que sua função é o enfoque na gestão pública. “A nossa gestão tem essa proposta de fazer um trabalho mais próximo da sociedade. Esse Escritório de Projetos que está sendo concebido conta com a presença do nosso departamento de ciências da administração, todos os professores e doutores da área e também com experiência. As camadas sociais que mais precisam de orientação terão, com esse Escritório, orientação de como encaminhar seus projetos”.

Na parceria, a FEPESE entra para prestar assessoria à Câmara de Vereadores, unindo experiências em prol de um atendimento cada vez mais especializado durante este ano de 2024.

O Gerente de Projetos da Fundação, Claiton Kley Varela, cita que o foco da Organização “A Fundação serve para fazer uma gestão e um acompanhamento dos projetos, para prestar contas de seus recursos na gestão de projetos, prestação de contas, e questões de documentação para a Universidade”.

“Fico muito feliz de estarmos formando um convênio com a FEPESE e com a UFSC para que venhamos criar o Escritório de Projetos. As Entidades que acessam recursos públicos podem vir à Câmara e receber toda uma assistência técnica de forma gratuita, para que possamos, de fato, levar à população aquilo que merece”, destaca o Vereador João Cobalchini, Presidente da Câmara.

Já o Vereador Claudinei Marques, Vice-presidente da Câmara e Presidente da Escola do Legislativo, o ganho segue, também, aos 23 vereadores que terão um suporte de grande categoria em seus projetos. “Nós vamos evitar que ratificações sejam feitas. A qualificação que a Instituição tem com os seus profissionais vai trazer à Câmara, e à população de Florianópolis, um ganho extraordinário. Nós, através da Escola do Legislativo, faremos muito bem o uso dessa parceria realizada a partir de hoje”.