Santa Catarina recebe frente fria e temporais nesta semana

Na segunda-feira (8) a influência de uma área de baixa pressão atmosférica manterá o tempo instável em Santa Catarina, especialmente nas regiões leste e norte do estado, abrangendo do Meio-Oeste ao litoral e áreas de divisa com o Paraná. Nessas áreas, ainda há condições para temporais isolados, acompanhados de chuvas pontualmente intensas, principalmente durante a tarde e à noite. O risco é baixo a pontualmente moderado para ocorrências como danos na rede elétrica, alagamentos e enxurradas pontuais.

O amanhecer será com temperaturas altas, variando de 12°C a 18°C no Planalto Sul e de 16°C a 22°C nas demais áreas. Durante o dia, as temperaturas se aproximam dos 30/32°C em trechos do Extremo Oeste, Oeste e Litoral Sul. Nas demais áreas, variam de 25°C a 30°C, com valores menores nas áreas de maior altitude. Os ventos estarão fracos e predominantes de norte. O mar ficará pouco agitado, com ondas de leste próximas de 1 metro.

Na terça-feira (9), a instabilidade diminuirá sobre Santa Catarina. O sol aparecerá entre muitas nuvens, mas a influência da área de baixa pressão continuará favorecendo a ocorrência de pancadas de chuva e formação de temporais, ambos de forma muito isolada entre a tarde e noite, nas áreas próximas ao Paraná. O risco é baixo para ocorrências meteorológicas. Os ventos estarão fracos e predominantes de sul.

No amanhecer, as temperaturas ficarão muito semelhantes ao dia anterior e, durante a tarde, se elevarão ainda mais, com marcas de até 30/32°C (pontualmente acima) em áreas do Extremo Oeste, Oeste, Litoral Sul, Grande Florianópolis, Baixo e Médio Vale do Itajaí e Litoral Norte, e de 26°C a 30°C nas demais regiões. O mar seguirá pouco agitado, com ondas de leste próximas de 1 metro.

Na quarta-feira (10) a passagem de uma frente fria pela costa de Santa Catarina e a influência de uma área de baixa pressão voltarão a instabilizar a atmosfera em todas as regiões, com condições favoráveis para o desenvolvimento de temporais isolados e pancadas de chuva, principalmente entre a tarde e noite, com risco baixo a moderado para ocorrências meteorológicas associadas, principalmente alagamentos e enxurradas pontuais.

Os ventos não devem apresentar direção predominante, com fraca intensidade. Apesar das instabilidades previstas, as temperaturas ainda devem se manter altas, variando de 27°C a 32°C na maioria das regiões. O mar deve seguir calmo, com ondas de leste próximas de 1 metro.

Tendência para os próximos dias

Entre quinta (11) e sexta-feira (12), a frente fria deve adquirir características estacionárias sobre Santa Catarina, reforçando o quadro de instabilidade com a persistência da condição de chuvas e de temporais em todas as regiões, com risco baixo a moderado para ocorrências meteorológicas associadas.