Novo relatório de balneabilidade do IMA revela condições das praias catarinenses

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) divulgou o mais recente relatório de balneabilidade, apresentando os resultados das coletas realizadas entre os dias 4 e 8 de março de 2024. Dos 238 pontos monitorados ao longo do litoral catarinense, 167 estão próprios para banho, totalizando 70,17%. Em Florianópolis, dos 87 pontos avaliados, 68 estão adequados, o que corresponde a 78,16%.

Todas as informações detalhadas estão disponíveis no relatório, acessível através deste link. O site do IMA atualiza automaticamente os dados ao longo da semana, permitindo que qualquer cidadão acompanhe os relatórios emitidos e verifique o status atualizado de cada ponto de interesse.

O programa de monitoramento da balneabilidade do IMA segue padrões rigorosos de metodologia e legislação. Utilizando materiais e técnicas definidos pelos métodos padrão para análise de água e esgoto, as amostras são coletadas de acordo com as diretrizes estabelecidas por órgãos reguladores. O ponto é considerado próprio ou impróprio com base na presença de coliformes totais e Escherichia coli, conforme determinado pela legislação vigente.

O IMA também destaca a importância da precaução, desaconselhando o banho de mar nas primeiras 24/48 horas após chuvas intensas, e alertando para evitar áreas próximas a saídas de canais de águas pluviais, onde a qualidade da água pode ser comprometida.

O Programa de Monitoramento de Balneabilidade do IMA é transparente, com um cronograma de coletas previamente definido e resultados atualizados disponíveis no site e no aplicativo Praia Segura do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC). Os dados são divulgados semanalmente entre novembro e março, e mensalmente de abril a outubro.