Santa Catarina se une contra a Dengue: Dia D de mobilização contra o mosquito

No sábado, dia 2 de março, ocorre o Dia D de mobilização contra a dengue em todo o Brasil, e Santa Catarina não fica de fora. A campanha tem como objetivo principal intensificar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue.

A proposta é que cada indivíduo dedique apenas dez minutos do seu dia para reforçar os cuidados em casa. Segundo Carmen Zanotto, secretária de Estado da Saúde, essa é uma oportunidade para as pessoas se unirem na vistoria de suas residências, verificando e eliminando possíveis criadouros do mosquito.

Além disso, está prevista a vacinação contra a dengue para crianças de 10 e 11 anos em alguns municípios. As ações de prevenção no estado foram intensificadas em 2024, diante do cenário da doença, com repasses financeiros aos municípios, campanhas de conscientização e capacitação de profissionais da saúde, entre outras medidas.

Santa Catarina registra mais de 30 mil casos prováveis de dengue, com 14 óbitos confirmados, evidenciando a importância da mobilização no Dia D. Fábio Gaudenzi, médico infectologista e superintendente de vigilância em saúde, alerta para os sintomas da doença e a necessidade de buscar atendimento médico assim que surgirem os primeiros sinais, como febre alta e dores no corpo.

Confira aqui um check list para realizar na sua casa!