As inscrições para o processo seletivo do Sisu 2024 (Sistema de Seleção Unificada) iniciaram nesta segunda-feira (22) e trazem boas notícias para os catarinenses. Desta vez são disponibilizadas 5.908 vagas em instituições de ensino superior do Estado.
As oportunidades estão distribuídas entre cinco instituições, sendo quatro federais e uma estadual, que juntas somam 7.390 vagas. Deste número, 1.482 delas são alocadas fora do território catarinense.
Distribuição das vagas
No cenário catarinense, a UFFS (Universidade Federal da Fronteira Sul) se destaca como a instituição com o maior número de oportunidades, oferecendo 2.272 vagas.
Em seguida, temos a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), que disponibilizará 1.926 vagas, seguida pelo IFSC (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina), contribuindo com 1.472.
Confira o total de vagas por instituição:
- UFFS (Universidade Federal da Fronteira Sul) – 2.272
- UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) – 1.926
- IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina) – 1.472
- IFC (Instituto Federal De Educação, Ciência E Tecnologia Catarinense) – 953
- Udesc (Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina) – 767
Como se inscrever no Sisu 2024?
Os candidatos têm até o dia 25 de janeiro para se inscrever no processo seletivo, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. A inscrição é gratuita e pode ser feita por todos os estudantes que participaram do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2023.
Além disso, é preciso que o candidato tenha obtido nota acima de zero na prova de redação e que não tenha participado do exame na condição de treineiro.
Nesta edição, o processo de seleção contará com apenas uma etapa de inscrição para os candidatos, concorrendo às vagas oferecidas pelas instituições.
As vagas abrangem cursos com previsão de início no primeiro e segundo semestres de 2024, seguindo os termos de adesão das instituições.
Os critérios de seleção serão baseados exclusivamente na ordem de classificação dos candidatos, de acordo com as notas obtidas no Enem.
Importante ressaltar que os candidatos não poderão escolher o semestre de ingresso, sendo alocados conforme a classificação no curso desejado.
Lei de Cotas
O Sisu 2024 seguirá as alterações estabelecidas na nova Lei de Cotas. Todos os candidatos serão inicialmente classificados na modalidade de ampla concorrência, seguida pela reserva de vagas previstas na Lei de Cotas e nas políticas de ações afirmativas das instituições de ensino.
A distribuição de vagas respeitará os percentuais do Censo 2022 do IBGE, contemplando estudantes de escolas públicas, baixa renda, pessoas com deficiência, pretos, pardos, indígenas e, conforme a atualização da Lei de Cotas, quilombolas.
Resultados e lista de espera
O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 30 de janeiro, através do Portal Único de Acesso. Diferente dos anos anteriores, a lista de espera em 2024 será válida durante todo o ano, permitindo que as instituições preencham as vagas não ocupadas na chamada regular.
Os candidatos não selecionados terão a oportunidade de manifestar interesse na lista de espera de 30 de janeiro a 7 de fevereiro, também pelo portal.