Inmet emite alerta para chuvas fortes e volumosas, com até 100 mm, em Santa Catarina

O tempo em Santa Catarina, ao longo desta terça-feira (23), não parece colaborar muito para o sol voltar a dar as caras. Conforme um alerta para chuvas, emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), às 18h30 desta segunda-feira (22), o Vale do Itajaí, o Norte Catarinense e a Grande Florianópolis podem contar com chuvas volumosas.

O alerta se estende até as 10h desta quarta-feira (24). Conforme o órgão, as chuvas podem ser expressivas, com volumes entre 30 mm/h a 60 mm/h ou 50 mm/dia a 100 mm/dia.

Alerta para chuvas traz risco de alagamentos e deslizamentos

Além disso, o aviso remete ao risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios em cidades com tais áreas de risco.

Temperaturas amenas nesta terça-feira

Conforme a Defesa Civil, as temperaturas serão amenas ao longo do dia, com máximas que não devem passar dos 25°C na maior parte do Estado. A exceção fica para o Extremo-Oeste e Oeste, onde as máximas ficam em torno de 27°C.

Nebulosidade persiste ao longo da quarta-feira em Santa Catarina

A quarta-feira (24) será mais um dia marcado com nebulosidade e chuva persistente em todo o Litoral e Vale do Itajaí por conta da circulação marítima. No Litoral Norte a chuva deve vir com forte intensidade a partir da tarde, resultando em acumulados pontualmente elevados.

Do Oeste aos planaltos o sol aparece e o calor combinado a instabilidades atmosféricas volta a favorecer os temporais isolados no período entre a tarde e a noite. O risco é moderado a alto para ocorrências meteorológicas.

Chuvas persistentes no Litoral e temporais no Oeste e planaltos catarinense

Na quinta-feira (25) a condição segue bastante semelhante aos dias anteriores, com chuvas persistentes no Litoral e áreas próximas e com temporais isolados, durante a tarde, entre o Oeste e os planaltos.

De maneira geral, as chuvas ocorrem com moderada intensidade, mas, por vezes, podem vir com forte intensidade entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte.