Criciúma vai trocar toda a iluminação da cidade por lâmpadas de LED

Criciúma trocará toda a iluminação pública por lâmpadas de led nos próximos meses. O anúncio foi feito pelo prefeito Clésio Salvaro, em entrevista ao Portal Engeplus. A ordem de serviço será assinada no próximo dia 27 de dezembro. Serão colocados 35 mil pontos.

“Dia 27 de dezembro, vamos assinar o contrato para trocar todas as luminárias em Criciúma. Não são as lâmpadas somente, é o conjunto luminotécnico todo. Vamos colocar 35 mil pontos. Nós devemos estar hoje com 7 mil pontos. Vamos trocar em torno de 28 a 30 mil pontos. Enfim, a cidade vai ficar 100% com luminárias de led”, garantiu o prefeito.

Segundo Salvaro, a luminosidade vai melhorar em 40%. Além disso, o gasto com energia terá uma redução de 40% aos cofres públicos. “Todos os bairros receberão os pontos de led, é 100% da cidade. Um investimento de R$ 20 milhões com recursos próprios”, ressaltou.

O chefe do Poder Executivo afirmou que o dinheiro da Contribuição para Custeio da Iluminação Pública (Cosip) está sendo utilizado neste projeto. “Nós temos o dinheiro da Cosip, pois em Criciúma, o serviço não é terceirizado, nós realizamos o serviço. E nós temos um saldo na conta e vamos investir esses 20 milhões com retorno de 50 a 60 meses. É uma economia significativa. E com essa economia, nós pretendemos depois fazer novas usinas fotovoltaicas para gerar energia para a própria iluminação pública”, antecipou.

Salvaro explicou ainda como funcionarão as lâmpadas de LED. “Você gera energia em um determinado ponto, coloca ela na rede e ela vai. Por onde que é transportada a energia? Pela rede física, seja da Celesc [Centrais Elétricas de Santa Catarina] ou das cooperativas, que já está pronta. Você precisa apenas fazer uma consulta prévia junto à Celesc, se naquele local onde será instalada a usina, a rede suporta a energia gerada ali. Uma questão técnica que se supera com facilidade. A Prefeitura de Criciúma contratou uma empresa para fazer a instalação e vamos assinar o contrato no próximo dia 27”, avisou Salvaro.