COMAC-SC encerra o primeiro dia de palestras

A primeira tarde de programação do Congresso de Municípios, Associações e Consórcios de Santa Catarina (COMAC-SC) teve programações paralelas em cinco plenárias, que trataram de assuntos relacionados ao turismo, meio ambiente, saúde, cultura e assistência social. O evento teve início na manhã desta quarta-feira (27) e segue até a sexta-feira (29).

A palestra que abriu a programação da plenária principal, nesta tarde, tratou sobre a segurança nas escolas catarinenses. O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, o presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Mauro de Nadal, e o secretário de estado de Segurança Pública, Paulo Cezar Ramos de Oliveira conduziram o debate sobre as medidas de proteção para a comunidade escolar.

Na sequência, a palestra sobre comunicação pública reuniu o consultor de marketing Nelson Santiago, que destacou alguns pontos importantes para quem quer começar a se dedicar às redes sociais. O prefeito de Florianópolis, Topazio Neto, compartilhou sua experiência como protagonista nas redes sociais, assim como o prefeito de Chapecó, João Rodrigues, que mediou o painel.

O painel de comunicação em momentos de desastres refletiu sobre a necessidade da comunicação nestas situações e como ela é importante para orientar as pessoas. A jornalista Fernanda Ribas de Oliveira narrou sua experiência na cobertura de desastres em Santa Catarina. “Precisamos pensar no conteúdo das mensagens e nos objetivos da comunicação. Ela precisa ser clara e objetiva, para que todas as pessoas possam entender”, destacou a jornalista. Já o deputado federal Pedro Aihara, que foi porta-voz do Corpo de Bombeiros durante a tragédia de Brumadinho, em 2019, diante da plateia composta por assessores de comunicação municipais e de outros gestores, abordou as melhores formas de se comunicar com a imprensa. “Informações bem gerenciadas salvam vidas e informações que não são bem gerenciadas podem maximizar o desastre”, frisou.

Fechando o primeiro dia, o cientista político Heni Ozi Cukier, o “Professor HOC”, falou sobre a conectividade no mundo, as cadeias globais e como as cidades se relacionam com esses conceitos. “As cidades estão se tornando cada vez mais autônomas e se elas querem ser mais ágeis, é preciso que elas sejam cada vez mais conectadas”, afirma.

O primeiro dia de COMAC-SC encerrou com show Camerata Florianópolis, com clássicos do sertanejo.