Especialista em tecnologia para cidades inteligentes, engenheira catarinense falará sobre inteligência artificial na COMAC

Formada em Engenharia Eletrônica, da Computação e Empreendedora pela Duke University, a Gerente de Tecnologia e Inovação da IPM Sistemas, Lúcia Mees, é uma das palestrantes do Congresso de Municípios, Associações e Consórcios (COMAC),
maior evento municipalista do Estado, promovido pela FECAM (Federação Catarinense de Municípios), de 27 a 29 deste mês, na Arena Opus.

Lúcia vai falar sobre como a tecnologia pode melhorar a gestão municipal. Um exemplo é a própria cidade sede do evento. Com um novo sistema de gestão implementado recentemente, o prazo para abertura de empresas em São José, que já foi superior a 90 dias, passou a ser de poucos minutos. Como resultado, hoje a cidade comemora uma evolução que permitiu a abertura de 3 mil empresas em apenas 30 dias.

“O fundamental é que as soluções gerem benefícios para o cidadão e para a administração pública, aumentando a qualidade de vida da população ao mesmo tempo em que reduzimos custos”, diz Lúcia Mees. Além de contar o caso de São José, Lúcia também vai falar como a inteligência artificial pode apoiar desde o planejamento urbano até a alocação de recursos em áreas como saúde e educação para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e poupar recursos públicos. “A tecnologia proporciona previsibilidade na tomada de decisões no governo, considerando desde dados demográficos a tendências locais em favor de uma gestão mais preditiva e estratégica. No fim, conseguimos apontar ao gestor público a melhor forma de agir em cada situação, e já antecipar necessidades futuras”.