Jogos do 17º Parajasc devem reunir mais de mil atletas em Itajaí

Reunindo cerca de mil atletas, a 17ª edição dos Parajasc (Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina) será realizada em Itajaí, no Litoral Norte catarinense. Os jogos começam no dia 5 de dezembro, seguindo até o dia 10.

A novidade foi anunciada na última terça-feira (5), sendo que o evento é promovido pelo governo do Estado e pela Fesporte (Fundação Catarinense de Esporte).

Mais de 30 municípios de Santa Catarina serão representados por atletas nos Parajasc. Entre as modalidades disputadas estão o atletismo, bocha paraolímpica, tênis de mesa, futsal, handebol em cadeira de rodas, judô, natação, ciclismo e xadrez.

Além de promover a inclusão social e o respeito, a ação também busca celebrar o espírito esportivo e a superação. Conforme o presidente da Fesporte, Paulo André da Silva, o objetivo é “colocar o paradesporto no lugar em que merece”.

Já o diretor executivo da FMEL (Fundação Municipal de Esportes e Lazer), Giovani Félix, afirmou que a competição traz orgulho à cidade, sendo uma ramificação do que há entre esporte e cultura.

Itajaí é o atual campeão do Parajasc

Inclusive, na última edição dos Parajasc, realizada em 2021, a delegação de Itajaí conquistou o título de campeã geral do campeonato. Os atletas do município venceram nas áreas de deficiência intelectual, física e visual, fechando com 39 pontos.

A lacuna entre 2021 e 2023 se deve às fortes chuvas que causaram o cancelamento da edição de 2022 dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina.