Novo presidente do Centro de Informática e Automação de SC toma posse

A posse do novo presidente do Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc), Leandro Antunes Berti, aconteceu na sede da empresa, na manhã desta quinta-feira, dia 31 de agosto de 2023. Secretários de Governo e diversas autoridades prestigiaram a cerimônia.

Leandro Antunes Berti é natural de Criciúma, engenheiro de computação, PhD em Nanotecnologia e possui MBI em indústria 4.0. A trajetória dele é marcada por uma paixão contínua pela nanotecnologia desde sua juventude, e seu compromisso com a inovação é evidente em sua jornada profissional. Em sua fala, o novo presidente destacou que o governador Jorginho Mello deu a missão de transformar o CIASC em uma plataforma de transformação digital para o estado de Santa Catarina.

“Esta mudança está alicerçada nos pilares da sociedade avançada, da indústria 4.0, da neoindustrialização, das cidades inteligentes e humanas e da sustentabilidade econômica, social, ambiental e política”.

O novo presidente também comentou sobre qual será o foco desta administração. “Vamos investir em sistemas de automação e digitalização, socialização, associado a sistemas cyberfísicos, produtos e serviços para o aumento da qualidade de vida, para a diminuição das desigualdades sociais e o aumento da consciência da preservação ambiental, criando assim uma sociedade de geração de valor”, concluiu.

O Ciasc, que há 48 anos desempenha um papel fundamental na transformação digital do governo catarinense, é uma instituição que contribui de maneira significativa para a modernização do Estado de Santa Catarina.

“A posse do Leandro Berti representa uma aproximação maior com a Secretaria, dado que o Ciasc é uma ferramenta muito importante para a implantação de políticas públicas que a gente vem desenvolvendo a pedido do governador Jorginho Mello”, destacou o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Marcelo Fett.

“O Ciasc é um veículo importante para fazer com que as políticas públicas possam chegar a todos os quatro cantos do estado de Santa Catarina, em todos os municípios, para todas as empresas, impactando de verdade a vida das pessoas”, completou o Secretário.

Representando o governador Jorginho Mello, o secretário de Administração, Moisés Diersmann, enalteceu a formação técnica e a visão do novo presidente, que vem ao encontro do que o Governo do Estado almeja para a área de tecnologia em Santa Catarina.

“Nosso objetivo é trazer para cada área do Governo, saúde, educação, agricultura, indústria e comércio, a visão de que a ciência e a tecnologia são fundamentais para elevar o patamar do desenvolvimento para os catarinenses. E, acima de tudo, fazer a conectividade com os municípios. Não é somente para Santa Catarina enquanto Estado, é para os municípios que estão lá na ponta com o cidadão e que também precisam que essas tecnologias cheguem mais rápido lá como ações de governo”, reforçou o secretário.

Sobre o novo presidente

Leandro Antunes Berti possui mais de 20 anos de experiência em Tecnologias Avançadas e Inovação, atuou no Setor Público e Privado, RTO e Academia. Pós-graduado em Nanobiotecnologia (UFSC), Doutor em Nanotecnologia, pela University of Sheffield – Inglaterra, e Engenharia da Computação. Ele é o autor dos livros de sucesso sobre “Nanosafety” e outros relevantes nacionais e internacionais; publicações sobre Nanotecnologia, Materiais Avançados, Fotônica e Indústria 4.0, e aconselha organizações e países sobre inovações, novos produtos e estratégia de política de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I).