Governo do Estado apresenta projetos inovadores em assembleia da Fecam em Florianópolis

A Assembleia Geral Extraordinária da Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (Fecam) foi nesta quarta-feira, 30, e reuniu prefeitos e representantes das associações e dos consórcios catarinenses.

As secretarias da Indústria, do Comércio e do Serviço (Sicos) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), além da Junta Comercial do Estado (Jucesc) e o Detran, apresentaram projetos para incentivar ainda mais o desenvolvimento do estado, principalmente por meio da inovação.

A assembleia, realizada no auditório da Fecam, em Florianópolis, teve a apresentação do Simplifica SC que será uma ferramenta para integração dos municípios no processo de abertura de empresas, integrado ao Programa SC Bem Mais Simples. Na prática, será uma maneira em que a pessoa que deseja criar uma empresa poderá consultar informações sobre a viabilidade de nome e local, diminuindo o tempo de abertura.

Para o secretário da Sicos, Silvio Dreveck, o Simplifica SC vai permitir uma mais aberturas de empresas, e, consequentemente, uma maior movimentação econômica no estado.

“A ferramenta fará parte do Programa SC Bem Mais Simples, que já existe e tem a missão de simplificar a criação de novas empresas de forma menos burocrática e garantindo a segurança jurídica. Com mais essa tecnologia, o Estado conseguirá beneficiar os municípios”, explica.

Para o presidente da Jucesc, Fernando Baldissera, o Programa Simplifica SC é um marco para a Jucesc na gestão do governador Jorginho Mello. “Nós trouxemos mais essa ferramenta que vai nos ajudar a integração entre os sistemas da prefeitura com os sistemas da Jucesc, do estado e da Receita Federal. A partir desse integrador, nós vamos conseguir diminuir o tempo médio da abertura de empresas, de 1.740 minutos para 40 minutos. Além disso, também queremos trazer mais inovação para o SC Bem Mais Simples, principalmente promover ferramentas de comunicação na Jucesc para melhor atender o usuário”, destaca.

Além disso, houve a divulgação do SCTEC, projeto da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação que tem o objetivo de incentivar a formação de talentos para o mercado de tecnologia. O secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett, destaca que o projeto vem ao encontro do plano da atual gestão, de qualificar ainda mais a mão de obra catarinense.

“Parte desta jornada de desenvolvimento passa pelos municípios, pela formação das pessoas. Quanto antes começarmos a desenvolver o interesse tecnológico e digital em crianças e jovens, será mais fácil e mais barato investir em políticas públicas. Estamos construindo juntos com a secretaria de educação e sociedade civil organizada e um dos pilares do programa é a empregabilidade dentro do setor de tecnologia que gera emprego de qualidade”, destaca o secretário Fett.

A gerente para Formação de Profissionais do Futuro da SCTI, Cristiane Iata, enfatiza que o projeto vai evitar um apagão de talentos do mercado de tecnologia. “O SCTEC serve para que a gente consiga ter uma formação que pegue desde o despertar das pessoas para oportunidades existentes na tecnologia até formações que vão colocar essas pessoas em vagas. As oportunidades já existem, temos uma projeção de abertura de muitas vagas para o setor até 2025, o que precisamos é de pessoas qualificadas”, complementa.

Os prefeitos e representantes de municípios discutiram estratégias de desenvolvimento regional, assuntos internos e o fortalecimento das parcerias entre os municípios. Para a presidente da Fecam, Milena Andersen Lopes, a aproximação é importante e necessária. “Queremos agradecer o chamado e a efetividade das conversações, pois estamos propondo medidas e ouvindo ações que o Governo vem propondo, sabendo que é em benefício aos municípios de Santa Catarina. Aqui no dia de hoje, todos os prefeitos estão recebendo secretários de estado para que essa união se fortaleça ainda mais”, complementa.