Projeto na Alesc pode tornar Criciúma a Capital Catarinense dos Parques Urbanos

A cidade de Criciúma pode se tornar a Capital Catarinense dos Parques Urbanos. A ideia surgiu do presidente da Câmara de Vereadores, Salésio Lima (PSD). Ele apresentou um requerimento na sessão e foi aprovado, em seguida sugeriu a iniciativa ao deputado estadual Júlio Garcia (PSD) e o parlamentar protocolou o projeto de lei na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) nessa quarta-feira, dia 9.

“Nós estamos vendo as movimentações dos parques e aprovamos por unanimidade o requerimento na Câmara de Criciúma. Nessa quarta-feira, estive em Florianópolis e já encaminhei o requerimento aprovado ao deputado Júlio Garcia e ele já protocolou o projeto na Alesc”, explica o presidente da Câmara.

Para o presidente da Câmara, com o município se tornando a Capital Catarinense dos Parques Urbanos, a cidade pode receber mais turistas. “Com certeza é um benefício para Criciúma, pois já existe uma grande movimentação nos parques da cidade e se transformando na Capital dos Parques Urbanos teremos ainda mais turistas”, pontua.

Com uma variedade de espaços verdes, estruturas para atividades ao ar livre, descanso e entretenimento, os parques municipais se tornam atrativos para famílias, amigos e pessoas de todas as idades. O município conta com quatro estruturas: Parque das Nações Cincinato Naspolini, Parque dos Imigrantes, Parque municipal Prefeito Altair Guidi e Parque Astronômico Municipal Albert Einstein E=mc².

Parque municipal Prefeito Altair Guidi: localizado no bairro Santa Bárbara, o parque conta com pista de caminhada, ciclovia, quadras poliesportivas, quadras de areia, academias ao ar livre, áreas de convivência, playground infantil, skatepark, entre outros atrativos.

Parque dos Imigrantes: no distrito do Rio Maina, o parque conta com uma atafona, que remete à cultura italiana e faz referência à primeira indústria de Criciúma, também pode ser visitada no local. A estrutura é utilizada para moer grãos, produzir farinha de milho, de polvilho e de mandioca.

Parque das Nações Cincinato Naspolini: situado no bairro Próspera, o parque possui pista de caminhada e ciclismo, canchas de bocha, quadras poliesportivas, campos de vôlei, academia, espaço pet, sanitários, estacionamento e um palco para shows. Uma das maiores atrações do parque é a locomotiva “Terezinha 01”. O público pode fazer uma viagem na história da mineração em Criciúma nos finais de semana, das 13 horas às 18 horas. O passeio dura, em média, sete minutos e percorre cerca de 800 metros.

Parque Astronômico Municipal Albert Einstein E=mc²: o mais novo parque de Criciúma, localizado no Morro Cechinel, conta com sessões no planetário digital, visitas guiadas, exposição de rochas, fósseis e meteoritos, às 15 horas, 17 horas e 19 horas. A partir das 19h30, há observação gratuita nos telescópios.