Pelo Estado 25/07: Bolsonaro em Santa Catarina

Como disse Jorginho Mello (PL) na última semana, durante a maratona de entrevistas que deu sobre os seus primeiros seis meses de gestão, a inelegibilidade de Jair Bolsonaro parece tê-lo tornado ainda mais popular, pelo menos, aqui em Santa Catarina, onde o ex-presidente está sendo ansiosamente aguardado por prefeitos e deputados do PL e onde não vem desde que disputou as eleições no ano passado.

Bolsonaro chega em Florianópolis na próxima sexta-feira, 28, e tem encontro com o governador na Casa da Agronômica, onde possivelmente ficará hospedado. No sábado, 29, ele irá junto com a esposa, Michelle, para um evento estadual do PL Mulher, que é presidido pela ex-primeira dama.
Além deste compromisso, Bolsonaro irá se encontrar com políticos do PL, mas os detalhes da reunião não foram divulgados. O fato é que, ainda usando palavras do próprio governador, Bolsonaro é, agora, um cabo eleitoral de luxo, além de garoto propaganda de peso do PL. Aliás, o partido, que é maioria na bancada catarinense em Brasília, anda tirando o sossego do Governo Federal. De acordo com um levantamento do Jornal O Globo, neste primeiro semestre de 2023, o índice de oposição aos projetos do Governo pelos deputados catarinenses ficou em 73%, deixando bem claro que não estão ali para facilitar a vida do nosso atual presidente. 

 

Bico oficial vira tiro no pé

A estratégia do governo estadual em utilizar policiais aposentados para reforçar a segurança das escolas não deu muito certo, porque não houve número suficiente para preencher a necessidade das escolas da rede estadual. A outra ideia de Jorginho foi o “bico oficial”, que permite e incentiva policiais ainda na ativa a utilizarem as horas de folga fazendo a segurança das escolas. Acontece que o projeto pode ter sido um tiro no pé. 

O Sindicato das Empresas de Segurança e a Federação dos Empregados de segurança Já divulgaram um levantamento dos inúmeros pontos negativos do projeto como ausência de treinamento específico; risco de sobrecarga de trabalho; impacto na imagem institucional da Polícia Militar; desvio de recurso; responsabilidade civil e legal; possível desvio de foco e exclusão de vagas para profissionais. 

Pelo jeito, Jorginho precisará partir para um plano C.

Renegocia

O PROCON SC, em parceria com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), realiza até o dia 11 de agosto, um mutirão de renegociação de dívidas, o Renegocia. A ação tem como objetivo a prevenção do superendividamento e auxílio aos consumidores na negociação de suas dívidas, de forma mais acessível. Para realizar a solicitação de negociação, o consumidor deve comparecer com o comprovante de residência, documento de identificação com foto e informações sobre as dívidas, na unidade do Procon mais próxima da sua residência.

 

SCGÁS e Casan

A SCGÁS assinou ontem um Termo de Cooperação juntamente com a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN), com o objetivo de prevenir acidentes e danos às redes de Gás Natural e de água e esgoto. O contrato, vigente até 2028, propõe ações como planos individuais de prevenção de acidentes, treinamentos para evitar danos em ambas as redes, além de reuniões e outras ações de segurança operacional e troca de informações técnicas entre os Órgãos. As instituições também deverão promover fiscalização em áreas próximas das redes, de forma a verificar se os procedimentos de trabalhos estão sendo seguidos e se o pessoal envolvido na atividade foi devidamente treinado.

 

Seletiva Bolshoi

No dia 16 de agosto, a escola do Teatro Bolshoi no Brasil irá realizar uma pré-seleção para novos alunos. A seletiva será realizada na quadra da Escola de Samba Consulado, em Florianópolis. Participam dos testes meninas nascidas em 2013 e 2014 e meninos nascidos de 2012 a 2014, para ingresso no 1٥ Ano de Dança Clássica e não é necessário ter conhecimento em dança. Os candidatos com maior potencial são indicados para participar da Seleção Nacional, que acontece nos dias 6 e 7 de outubro de 2023, na sede da Escola Bolshoi, em Joinville (SC). A Escola Bolshoi concede 100% de bolsas de estudo para todos os aprovados, além de ensino gratuito e uma série de benefícios. As inscrições para a pré-seleção podem ser efetuadas até o dia 14 de agosto no site https://www.escolabolshoi.com.br/audicoes com taxa de R$ 30,00 (trinta reais). 

 

Relação com o Japão

O embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi, confirmou ao Governo do Estado que a carta entregue na última semana pelo governador Jorginho Mello (PL) foi enviada no mesmo dia para autoridades japonesas, para já preparar a visita do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro. Hayashi afirmou estar confiante de que o embargo do Japão à carne de frango catarinense será suspenso antes do prazo de 28 dias.

 

Embarcações

Segundo dados do Observatório Fiesc, nos últimos 6 meses, o Estado vendeu US$ 33 milhões de barcos a motor para países para o exterior, mantendo o título de maior exportador do país de embarcações. O Governo do Estado lembra que Santa Catarina concentra 70% da produção nacional de barcos a motor, se consolidando como o Primeiro Polo Náutico do Brasil.

 

> Clique aqui para ver a coluna Pelo Estado 

PE_25.07.2023

Produção e edição 

Por  Celina Sales para APJ/SC e ADI/SC

Contato: peloestado@gmail.com