SCGÁS e CASAN firmam termo de cooperação para aprimorar segurança operacional em obras

Nesta segunda-feira, 24 de julho, a SCGÁS assinou um Termo de Cooperação juntamente com a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN), com o objetivo de prevenir acidentes e danos às redes de Gás Natural e de água e esgoto. A solenidade aconteceu no Tribunal de Contas do Estado, e contou com a presença dos diretores executivos Otmar Müller e Fábio Norcio, da SCGÁS, além do diretor presidente da CASAN, Laudelino de Bastos e Silva, e do diretor de operação e expansão, Pedro Horstmann.

O contrato, vigente até 2028, propõe ações como planos individuais de prevenção de acidentes, treinamentos para evitar danos em ambas as redes, além de reuniões e outras ações de segurança operacional e troca de informações técnicas entre os Órgãos. A SCGÁS e a CASAN também deverão promover fiscalização em áreas próximas das redes, de forma a verificar se os procedimentos de trabalhos estão sendo seguidos e se o pessoal envolvido na atividade foi devidamente treinado.
Agilidade e eficiência na anuência e execução das obras também serão ganhos. Dentro dos primeiros três meses de cada ano, a SCGÁS e a CASAN deverão enviar as representações gráficas atualizadas com as localizações das redes, através de desenhos “As Build”. Também se comprometem a fornecer mutuamente as informações pontuais destes cadastros de maneira rápida e irrestrita.

Para o Gerente de Relações Institucionais da SCGÁS, Juarez Lippi, a assinatura do Termo de Cooperação é um avanço importante. “Duas das maiores empresas de infraestrutura subterrânea de Santa Catarina demonstram, mais uma vez, que a busca pela excelência operacional tem de ser constante. Esta integração, além de assegurar a eficiência nas operações, promove o desenvolvimento harmonioso do estado”.