Estudantes que têm Uniedu podem renovar as bolsas no sistema a partir da próxima segunda-feira

A Secretaria de Estado da Educação (SED) divulgou o cronograma para renovação das bolsas do Programa Uniedu no segundo semestre de 2023, que pode ser conferido aqui. A partir de segunda-feira, dia 24, os estudantes com possibilidade de renovação das bolsas podem acessar o sistema para solicitar a renovação e incluir os documentos comprobatórios das bolsas recebidas no primeiro semestre. O sistema permanece aberto para as renovações até dia 23 de agosto.

O cronograma publicado pela SED também destaca que os estudantes que receberam bolsa no primeiro semestre deverão realizar os trâmites para renovação da bolsa para o segundo semestre no sistema, obrigatoriamente, até 23 de agosto. Após esta data, conforme a legislação, o estudante perde o direito de renovação. As instituições de ensino superior terão até 31 de agosto para analisar as documentações e confirmar as renovações das bolsas.

A partir deste semestre, considerando a aprovação das leis dos novos programas de assistência financeira estudantil do Estado, o Uniedu não abrirá cadastro para novas solicitações de bolsa. Segundo a regra de transição instituída nas novas leis, o programa fica garantido aos estudantes que já são bolsistas, com o mesmo benefício, até o final do contrato vigente. Os estudantes que tiverem dúvida podem entrar em contato pelo e-mail uniedu@sed.sc.gov.br.

Próximos passos dos programas de assistência financeira do Ensino Superior em Santa Catarina

O Governo do Estado está instituindo o programa Universidade Gratuita para as universidades comunitárias do Estado e mais do que duplicando as bolsas do Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (Fumdes) nas instituições privadas para democratizar o acesso ao ensino superior, dando mais oportunidades para os jovens.

Por isso, os estudantes que não têm direito à renovação de bolsas pelo Uniedu ou não querem renovar e necessitem de assistência financeira estudantil para concluir seus estudos, devem ficar atentos às próximas publicações relativas aos novos programas: Universidade Gratuita e Fumdes.

Após sanção do Governador Jorginho Mello, a SED publicará, ainda no segundo semestre, dois decretos e duas portarias para regulamentação dos programas. Em seguida, haverá um período de cadastramento das mantenedoras, distribuição dos recursos, cadastramento dos estudantes e concessão dos benefícios. Essas informações serão divulgadas pela Secretaria nas próximas semanas.

Sendo assim, no segundo semestre de 2023, passam a vigorar no Estado três programas de assistência financeira para o ensino superior: Universidade Gratuita, Fumdes e Uniedu, considerando a regra de transição para os bolsistas do programa.

Colaboração: Assessoria de Imprensa Secretaria de Estado da Educação