Pelo Estado 07/07: Jorginho prestes a fazer história

O cenário atual de Jorginho Mello (PL) na Alesc parece ser dos melhores. Ontem, foi aprovado por unanimidade a primeira das três propostas que integram o pacote do programa Universidade Gratuita. O texto da PEC, que passou pela Casa na última quarta-feira, 5 , altera a Constituição do Estado de SC e retira os percentuais mínimos do orçamento que deveriam ser destinados à concessão de bolsas em universidades comunitárias, como ocorria no antigo formato das bolsas do programa Uniedu. Uma emenda proposta pela  deputada Luciane Carminatti (PT) também deixou assegurado que nada dos 25% da Educação Básica poderão ser usados para custear o Ensino Superior. 

No próximo dia 10, as comissões irão se reunir para avaliar os outros dois Projetos de Lei Complementar e, no dia 11, eles  serão votados em plenário. Ambas as propostas estão envolvidas nas maiores polêmicas do projeto, uma delas trata das regras do Universidade Gratuita e a outra define os recursos para criação de um fundo específico vinculado à Secretaria da Fazenda para o financiamento das bolsas de estudos que serão concedidas tanto às universidades comunitárias quanto às particulares.

A boa relação do governo com os parlamentares, as inúmeras reuniões e algumas conversas de pé de ouvido vão, enfim, tornar real a maior promessa de campanha de Jorginho e, seu legado, ficará na história do Estado.

 

Motoneve e Festival de Cerveja 

A estação mais fria do ano é o momento perfeito para curtir o Serra Catarina Festival de Inverno.  Neste final de semana, a Serra Catarinense deve ficar lotada de turistas, porque centenas de motociclistas viajam para Lages onde ocorre o 26º Motoneve. E mais: para os amantes da cerveja, no Lages Garden Shopping tem Festival de Inverno de Cervejarias Artesanais. Para os aventureiros de plantão a dica é aproveitar para fazer um  trekking na Coxilha Rica e ainda está programada uma Caça ao Cogumelo Porcini, em Bom Retiro. Considerado o segundo maior evento de movimentação econômica e turística da cidade de Lages, o Motoneve espera receber entre os dias 7, 8 e 9 de julho mais de 7 mil pessoas.  Neste ano, com novidade: o evento mudou de local, será no Centro Serra Convention Center. 

Além do Motoneve, sete cervejarias artesanais da Serra Catarinense se reuniram para apresentar mais de 10 estilos de cervejas ao público que visitar o Festival de Inverno de Cervejarias Artesanais. O evento  ocorre no sábado, 8 de julho, das 14h às 22h,  na praça de alimentação do Lages Garden Shopping. O evento é realizado pelo  Núcleo de Negócios Cervejeiros da Associação Empresarial de Lages  (ACIL) e tem como objetivo valorizar as cervejarias locais.

Celesc + Energia

A Celesc recebeu esta semana uma equipe do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para tratar do andamento do “Celesc+Energia”, um programa de investimentos na rede elétrica catarinense no valor de US$ 377 milhões. Além disso, a empresa sinalizou o interesse de executar um novo financiamento junto à instituição de fomento. 

Até agora a Celesc já alcançou mais de 80% de cumprimento do cronograma proposto no Celesc+Energia. Em andamento desde 2018 e já em fase final de execução, o programa já contemplou a construção de 14 novas subestações e a ampliação de outras 34 já existentes, a instalação de cerca de 219 km de novas linhas de transmissão e distribuição.

 

BRDE LABS

O BRDE LABS Santa Catarina, programa de inovação e fomento ao empreendedorismo criado pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), chega a sua segunda edição com 198 startups inscritas em todas as regiões de Santa Catarina.

A região da Grande Florianópolis, registrou o maior número de startups inscritas, com o total de 78. Em seguida, vem o Vale do Itajaí, com 46 inscrições. A região Sul registrou 24 startups, enquanto o Oeste Catarinense confirmou 23, o Norte 20 empresas e o Planalto Serrano contabilizou 7 inscrições.

 

Contorno viário

De acordo com a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), a desmobilização das equipes de trabalho da empreiteira Azevedo & Travassos Infraestrutura, contratada pela Arteris para executar parte dos trabalhos do Contorno Viário da Grande Florianópolis, não pode comprometer o prazo de entrega e a qualidade da obra. O prazo atual para a conclusão do Contorno é dezembro deste ano. A nova rodovia de 57 quilômetros, em pista dupla, que está sendo implantada para desviar o tráfego de longa distância da região metropolitana da Grande Florianópolis iniciou em janeiro de 2010.

> Clique aqui para ver a coluna Pelo Estado 

PE_07.07.2023

Produção e edição 

Por  Celina Sales para APJ/SC e ADI/SC

Contato: peloestado@gmail.com