Em visita ao Sul de Santa Catarina, o governador Jorginho Mello assinou nesta quinta-feira, dia 18, na sede da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), a ordem de serviço da retomada do trabalho de revitalização do aeroporto Diomício Freitas. A assinatura aconteceu ao lado do prefeito de Forquilhinha, José Cláudio Gonçalves, o Neguinho. O investimento do governo catarinense será de cerca de R$ 11,6 milhões para a conclusão dos trabalhos.
A empresa Setep Construções de Criciúma continuará os serviços iniciados pela Prado & Prado, de Cascavel (PR), que parou o trabalho em outubro de 2022 após alegar não ter usina de asfalto. A partir da assinatura, a nova empresa poderá reiniciar os trabalhos nos próximos dias, que deverão ser concluídos em 90 dias.
“Temos apenas 20% de obra concluída. O principal trabalho a ser feito é a recuperação asfáltica da pista de pouso e decolagem”, explicou o prefeito de Forquilhinha. “Esta foi uma das primeiras situações que precisavam ser destravadas quando assumimos a secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias no final do mês de março. Recebemos a demanda do governador e o compromisso com a região para que a obra fosse retomada. Este ato é muito representativo para nós, pois também é a primeira obra encaminhada pela secretaria e que em breve vamos concluir e entregar”, relata o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins.
A obra total de revitalização inclui recuperação asfáltica da pista de pouso e decolagem, taxiway, acesso aos hangares e do pátio de estacionamento das aeronaves, além de readequação da faixa de pista, cercamento e implantação de via de inspeção.