Com nove hidroelétricas, Santa Catarina poderá se tornar um pólo para a pesca esportiva em barragens. Nesta quarta-feira, 12, o secretário de Estado da Agricultura, Valdir Colatto, recebeu a secretária executiva da Associação dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas do Brasil, Terezinha Sperandio, além de lideranças de Campos Novos, Zortéa, Piratuba e representantes de associações de pesca esportiva de Três Lagoas, Mato Grosso do Sul.
“Vamos unir esforços e buscar referências em outros estados para que possamos criar um projeto catarinense, explorando nossas belezas naturais e potencial produtivo. A Secretaria da Agricultura será uma grande parceira nesse processo”, ressalta o secretário Colatto.
Durante o encontro, os participantes puderam conhecer como funciona o Torneio de Pesca Esportiva de Três Lagoas, em Mato Grosso do Sul, referência nacional nesse tipo de evento. A intenção dos catarinenses é explorar o potencial do lago das usinas hidroelétricas para outras atividades rentáveis, além da geração de energia.
Os campeonatos de pesca esportiva podem estimular a criação de peixes nas barragens, o turismo, esporte náutico, exposições e eventos em diversos municípios de Santa Catarina. Um grupo de trabalho foi criado para discutir a viabilidade do projeto e a criação de eventos pilotos, que deverão acontecer em Campos Novos e Chapecó.