Operação contra ameaças e ataques à escolas é deflagrada em SC e outros quatro estados

A Operação “Escola Segura” foi deflagrada nesta quarta-feira (19), em cinco estados da federação.

A ação é capitaneada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e teve início a partir de investigação do Grupo de Atuação Especial no Combate a Crimes Cibernéticos, o CyberGAECO, do Ministério Público de Santa Catarina, que identificou um grupo de adolescentes, em plataforma virtual.

Os jovens planejavam a realização de possíveis ataques a instituições escolares.

Ao todo estão sendo cumpridos dez ordens para internações provisórias, treze mandados de busca e apreensão e onze afastamentos de sigilo de dados em face dos adolescentes.

O objetivo da operação é dar cumprimento as ordens judiciais deferidas pela Vara da Infância e Juventude da Comarca de Blumenau referentes a mandados de internação provisória e busca e apreensão domiciliar contra adolescentes envolvidos em planejamentos de ataques a escolas brasileiras.

Estão participando da operação além do próprio CyberGAECO do MPSC e MJSP as Policias Civis dos Estados de Santa Catarina, Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco e Paraná.

Em Santa Catarina, a operação é coordenada também pela Deic (Diretoria Estadual de Investigações Criminais), juntamente ao CyberGAECO.

As investigações iniciaram logo após o triste episódio ocorrido na Creche Cantinho Bom Pastor, em Blumenau-SC, no dia 05 de abril de 2023.

A Operação Escola Segura leva o nome da força-tarefa capitaneada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, que desde o trágico episódio ocorrido em Blumenau vem executando, juntamente as forças de segurança estaduais, diversas ações relacionadas ao enfrentamento de atos atentatórios à vida a serem perpetrados em escolas.

O CyberGAECO é uma força-tarefa especializada formada por integrantes do MPSC, da Polícia Militar, da Polícia Civil, da Polícia Penal do Bombeiro Militar para o combate e enfrentamento de delitos praticados através de ambientes virtuais.