A Polícia Civil de Santa Catarina cumpriu mandados de busca e apreensão em Blumenau em ação da 4ª Delegacia Especializada no Combate à Corrupção para investigar a suspeita irregularidades na aplicação da verba federal incorporada no Município destinada à merenda escolar. A Operação Agricultor Fantasma foi deflagrada nesta quarta-feira, 21.
No período da pandemia, a verba da merenda escolar foi usada para a composição de cestas de verduras para as famílias dos estudantes. No caso, foi constatada que a compra de produtos de horti-fruti de agricultores familiares foi feita em valores mais elevados do que os praticados no mercado, trazendo prejuízo ao erário público.
Segundo o delegado de Polícia Lucas Almeida, além disso, foi investigada a denúncia de que alguns dos agricultores familiares contemplados na chamada pública não estavam plantando os produtos para o que foram contratados pela Prefeitura, mas adquiriam no Ceasa local e depois repassavam à Prefeitura.
Foram cumpridos mandados em diversos endereços. Um dos suspeitos foi preso por posse ilegal de arma de fogo, tendo sido apreendida uma espingarda calibre 20. Os envolvidos podem responder pelos crimes de fraude à licitação e falsidade ideológica.