O Gabinete Gestor de Crise do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), instalado em 12 de março, completou 120 dias de atuação. Nesses quatro meses, a instituição instaurou mais de 3.200 procedimentos de enfrentamento à covid-19. Também foram realizados mais de 16 mil atendimentos ao cidadão por meio virtual, além de diversas orientações para auxiliar o trabalho dos Promotores de Justiça.
Ações do gabinete gestor de crise do MPSC
O gabinete gestor de crise do MPSC tem números expressivos sobre atuação dos membros da instituição. Para além disso, o período também marca o lançamento do chatbot Catarina. A ferramenta é um sistema de interação e atendimento automatizado e foi desenvolvido na instituição, por servidores das áreas de inovação e comunicação.
Nesses 120 dias de trabalho, a área de tecnologia e inovação do MPSC também lançou painéis digitais, permitindo que a sociedade acompanhe, em tempo real, a atuação do Ministério Público em relação à covid-19 nas comarcas do Estado. Eles também serviram para que o Governo do Estado e os municípios tenham à disposição uma tecnologia para orientar, monitorar e fiscalizar o combate ao coronavírus.
No intuito de trazer mais transparência e demonstrar que o MPSC vem atuando de forma solidária, responsável e, quando necessário, rigorosa, a instituição elaborou uma linha do tempo com as ações do Gabinete Gestor de Crise. Veja: