Alunos terão auxílio digital para custear retorno das aulas na Udesc

Após três meses de paralisação, o primeiro semestre de 2020 será retomado na próxima segunda-feira, 22, nos cursos de graduação da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). No entanto, em função da pandemia, o retorno às será ministrado à distância, assim como ocorre na pós-graduação desde 25 de maio

Essa mudança levou a universidade a oferecer incentivos financeiros e equipamentos aos alunos que necessitam de ajuda para acessar o ensino virtual. Segundo a instituição, o auxílio de inclusão digital no valor de R$ 80,00 foi solicitado por cerca de 200 estudantes de graduação e outros 20 de pós-graduação.

Os alunos sem computador também podem solicitar equipamentos da universidade, uma reserva foi disponibilizada para isso em todas as unidades. Segundo o vice-reitor, Luiz Antônio Ferreira Coelho, o valor do auxílio foi definido com base em pesquisas de planos de internet.

“Uma vez confirmada a carência, os alunos vão receber o dinheiro em suas contas bancárias. Esta é a primeira forma de auxílio que bolamos e estamos partindo para uma segunda ação: uma senha exclusiva para os alunos acessarem o sítio da Udesc e fazer as aulas remotas” explica Coelho.

Orientações para o retorno das aulas na Udesc

O retorno das aulas na Udesc no modelo não presencial está definido na Resolução nº 032/2020. Cabe ressaltar que o modelo de atividades online foi implementado por tempo indeterminado. O documento assinado pelo reitor, Dilmar Baretta, em 2 de junho, foi elaborado após reuniões com diretores de Ensino dos centros. Além disso, comporta sugestões dos diretores-gerais e dos líderes estudantis.

A seguir, veja os principais pontos da resolução para alunos, professores e servidores.

Alunos

O retorno das aulas na Udesc ocorre em 22 de junho e o término está previsto para 25 de setembro. As aulas serão realizadas, preferencialmente, no mesmo horário da grade atual. Segundo o vice-reitor da Udesc, 50% será com participação simultânea de professores e alunos e o restante do percentual será com os alunos desenvolvendo atividades sem a presença do professor.

Alunos que não têm computador poderão usar os laboratórios de informática dos centros universitários, mas é preciso reservar um horário. Outra opção é solicitar equipamentos emprestados da instituição. Para isso, basta fazer cadastro no site da universidade.

Os alunos também podem cancelar uma ou mais disciplinas ou trancar a matrícula, mesmo fora do período estabelecido no calendário acadêmico. Além disso, não perderão o vínculo com a Udesc caso reprovem por frequência duas vezes na mesma disciplina durante a pandemia de coronavírus. Segundo o vice-reitor, há um certo receio em relação à evasão universitária.

“Estamos bem preocupados. Temos grandes diferenças sociais nos alunos de graduação, desde as classes mais altas do extrato social, até alunos mais carentes. Nós temos recebido, informalmente, relatos de famílias que perderam emprego e estão com dificuldades. Nesse período da pandemia, as reprovações e notas não vão interferir nas matrículas dos alunos, pois é preciso ser compreensivo”, defende o vice-reitor.

Professores

A resolução também tem orientações para os professores no retorno das aulas na Udesc. Eles poderão usar plataformas online institucionais da universidade e outros recursos digitais para potencializar o processo de ensino e aprendizagem. Coube a universidade capacitá-los para usar as plataformas digitais.

Os docentes também podem realizar orientações de estágios supervisionados e dos trabalhos de conclusão de curso (TCCs) utilizando sistemas online.

Servidores

Os centros de ensino foram readequados, em especial os laboratórios de informática, a fim de possibilitar a realização de atividades presenciais dentro das normas sanitárias previstas em lei.

A Instrução Normativa nº 010/2020 traz orientações para o retorno gradual dos servidores no retorno das aulas na Udesc. Além disso, as atividades seguem as orientações do Guia de Instruções de Controle e Prevenção de Covid-19.

Por Nícolas Horácio