Foi vapt vupt

A aprovação em poucos minutos do relatório final da reforma administrativa, no âmbito das comissões de Constituição e Justiça, de Finanças e Tributação, e de Trabalho, Administração e Serviço Público, mostrou como o Legislativo e o Executivo afinaram a sintonia para apressar a tramitação da matéria, em tempo de chegar hoje ao Plenário para cumprir o prazo de tramitação em regime de urgência. Houve um grande esforço da parte dos deputados e seus assessores técnicos a partir da decisão de analisar em conjunto a proposta do governo. Que, aliás, recebeu mais de 150 emendas, das quais cerca de 40% foram acatadas após muitos debates internos e espaço para manifestações de todos os deputados que tiveram interesse na matéria.

Além dos presidentes e relatores – na CCJ, Romildo Titon (MDB) e Luiz Fernando Vampiro (MDB); Marcos Vieira (PSDB) e Milton Hobus (PSD), pela Comissão de Finanças; deputada Paulinha (PDT) e deputado Volnei Weber (MDB), da Comissão de Serviço Público -, também marcaram presença constante na Assembleia os secretários da Administração, Jorge Tasca, e da Casa Civil, Douglas Borba, que ontem retornaram ao Centro Administrativo em clima de comemoração. No final da tarde, o presidente da Assembleia, deputado Júlio Garcia (PSD), ainda chamou uma reunião de líderes. Quis definir o rito de condução para votar a matéria em Plenário, especialmente os destaques, a fim de não prolongar demais os debates. A expectativa é que a reforma passe por votação hoje quase tão rápido quanto na reunião conjunta do início da tarde de ontem.

 

Tecnologia na Educação

Foto: Osvaldo Nocetti/SED

Já está em teste a nova plataforma Business Intelligence desenvolvida pela equipe da Secretaria de Estado da Educação. Em tempo real, a ferramenta traz dados das escolas estaduais como matrículas, unidades, professores, alunos por faixa etária, programas educacionais, entre outros. “A meta é termos informação on-line, ou seja, indicadores para auxiliar na gestão e na tomada de decisão sobre futuros investimentos da pasta”, explica o secretário da Educação, Natalino Uggioni (foto). A partir do segundo semestre, os dados serão cruzados com informações como a Avaliação Institucional, respondida pela comunidade escolar, e as prioridades do Plano de Ofertas Educacionais (POE). O lançamento está previsto para o segundo semestre.

 

Nota bônus 1

 

Os quatro cavalheiros

Foto: Fabiano Amaral

 

O senador Dário Berger e os deputados federais Celso Maldaner, Carlos Chiodini e Rogério Peninha Mendonça definiram, na tarde desta terça-feira, 21, que será criada uma chapa única para o diretório do MDB catarinense. Os parlamentares decidiram ainda que o candidato à presidência do partido será escolhido nos próximos dias, de forma consensual ou em votação pela chapa eleita.

 

__________

“Uma vitória de Santa Catarina e do governo.”

Deputado Maurício Eskudlark (PR), líder do governo na Assembleia, comemorando a aprovação do projeto de reforma administrativa nas comissões pertinentes

__________

 

Quem é quem? Durante a reunião conjunta das comissões, o deputado João Amin (PP) fez uma única ressalva. Encaminhou pedido ao líder do governo, Maurício Eskudlark (PR), para que o Executivo, tão logo aprovada a reforma, envie ao Legislativo um organograma do governo. Quer saber quem vai ser quem na nova estrutura. Poderia pedir também um cronograma de metas, já que cabe aos deputados fiscalizarem as ações do governo.

 

Comentário de bastidores Ao ser questionado sobre a votação de hoje da reforma, um parlamentar respondeu: “Todos os deputados foram favoráveis ao projeto. Se mudarem de ideia amanhã (hoje), será estranho”. Será que existe esse risco?

 

Nota bônus 2

Por mais empregos Joinville será palco de evento que reunirá políticos catarinenses e empresários para a aprovação de políticas públicas que incentivem a geração de emprego e renda. O programa Mobilização pelo Emprego e Produtividade, organizado pelo Sebrae e pelo senador Jorginho Mello (PR), ocorre no dia 23 de maio e será lançado o aplicativo Mobiliza Brasil, canal onde serão dadas sugestões de melhorias para o ambiente de negócios de cada localidade.

 

Ainda repercute a entrevista com o ex-governador Jorge Bornhausen, publicada no começo da semana pela rede de jornais impressos e digitais da ADI-SC e da Adjori-SC. Ontem, o deputado Marcos Vieira, que respondia pela presidência do PSDB-SC nas eleições de 2018, rechaçou comentário feito por Bornhausen sobre Gelson Merisio ter articulado e derrubado a candidatura do agora ex-senador Paulo Bauer e do ex-prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes. “A decisão da coligação foi tomada em consenso pelo ex-senador Bauer e pelo ex-prefeito Napoleão, juntamente com o então presidente do PSDB”, resumiu. Sem maiores comentários.

 

Elas por elas Hoje pela manhã, no auditório da Univali, em São José, as defensoras públicas Anne Teive Auras, Luciane Krichenko Gewehr e Vanessa Moritz Luz fazem palestra com o tema Em Defesa Delas: A Defensoria Pública do Estado de Santa Catarina e a defesa dos direitos da mulher. O evento faz parte da programação comemorativa aos seis anos de atividades da Defensoria Pública de Santa Catarina.­