Câmara Nacional Setorial do Arroz define Agenda Estratégica 2020/25
Foto: Fernando Silveira
Um documento que será entregue, na próxima semana, para a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, com as reivindicações do setor orizícula, dentre eles ações para o aumento da exportação do arroz e a redução do custo Brasil, foi um dos encaminhamentos da reunião da Câmara Nacional Setorial do Arroz, em Brasília, nesta terça-feira (21), em Brasília.
O encontro teve a participação dos representantes catarinenses, da Federação da Agricultura (Faesc), o coordenador da Câmara Setorial do Arroz-SC, deputadoJosé Milton Scheffer, da Brasil Rice, Vanir Zanatta, do SindArroz, Silvério Orzechowski, e da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), Dionísio Bressan. Durante o encontro também foi apresentada a agenda estratégica para o arroz, período 2020/25, que tem como objetivo alcançar sustentabilidade econômico-financeira da atividade orizícola, com ganho de competitividade, renda e qualidade.

 

Exportação

O Brasil é o maior produtor de arroz fora do continente asiático. Aliado à alta capacidade produtiva do país, o cereal é reconhecido internacionalmente pela sua qualidade, estando presente em mais de 70 países.
Atualmente o setor gera um valor bruto de Produção (VBP) próximo a R$ 9 bilhões, com seus mais de 40 mil produtores, que geram mais de 350 mil empregos diretos e indiretos nos 500 municípios em que estão presentes.
(Da Assessoria)