Setembro Verde - Mês de combate ao câncer de intestino

Profissionais de saúde usarão a Campanha Setembro Verde para alertar a sociedade e as autoridades sobre a importância da prevenção do câncer colorretal. O câncer de intestino é o segundo mais frequente entre as mulheres e o terceiro mais diagnosticado entre os homens brasileiros. Pode ser prevenido por meio da colonoscopia.  Em Santa Catarina, mais de cinco mil pacientes estão na fila de espera para realizar o exame. 

“Geralmente a doença é precedida de um pólipo que demora para se desenvolver. Pela colonoscopia é possível identificá-lo antes que se torne maligno”, afirma a coloproctologista Juliana Stradiotto Steckert, do Gastro Medical Center, centro médico de Florianópolis que apoia a campanha Setembro Verde. “A colonoscopia deve ser realizada em todas as pessoas a partir dos 45 anos e, em caso de histórico da doença na família, a orientação é que seja feito 10 anos antes da idade do familiar quando diagnosticado com câncer”, acrescenta a médica.

 

Para alertar sobre a fila de mais de cinco mil pacientes que aguardam pelo exame no estado, um grupo de 20 médicos voluntários e engajados na campanha Setembro Verde realiza um mutirão de colonoscopia no dia 29 de setembro, no Hospital da Universidade Federal de Santa Catarina (HU/UFSC). A meta é atender pelo menos 50 destes pacientes que estão na fila do SUS.

Em 2017, 52 pacientes foram submetidos à colonoscopia durante o mutirão – 31 deles pela primeira vez. Foi possível diagnosticar dois casos de câncer e 49 pólipos foram localizados e retirados durante o exame.

 

Setembro da Visibilidade

O mês de setembro reúne diversas outras ações em prol da visibilidade de diferentes causas. Campanhas de prevenção, tratamento, inclusão, entre outras, são o que fazem de setembro o mês da visibilidade no Brasil inteiro. Algumas delas são:

 

  • Inclusão Social da Pessoa com Deficiência

A campanha teve início em 2015 e foi instituída pela Federação das APAES do Estado de São Paulo – FEAPAES-SP, em parceria com a APAE de Valinhos (SP) e tem como objetivo tornar o mês de setembro referência na luta pelos direitos e inclusão social da pessoa com deficiência.

 

  • Setembro Amarelo

Essa é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015, em Brasília. É uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque internacionalmente o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio por iniciativa da International Association for Suicide Prevention.

No Brasil, o suicídio é considerado um problema de saúde pública e sua ocorrência tem aumentado entre jovens. De acordo com números oficiais, 32 brasileiros se matam por dia em média, sendo essa uma taxa maior do que a de vítimas de AIDS e da maioria dos tipos de câncer.

  • Setembro Azul: em Favor da Educação e Cultura Surda

Datas importantes para a comunidade dos surdos são comemoradas em Setembro. No dia 10 é celebrado o Dia Mundial da Língua de Sinais; o dia 26 é o Dia Nacional do Surdo. No ano de 1857 foi fundada a primeira escola voltada para esse público no Brasil. E 30 de Setembro é comemorado mundialmente o Dia do Surdo.