Por: Andréa Leonora

Na tarde desta segunda-feira (27), durante a reunião do Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC), o presidente do poder, desembargador Ricardo Roesler, apresentou a seus pares o projeto Cobertura Eleições Santa Catarina 2018 – Jornais Impressos e Digitais. A proposta foi elaborada e será realizada pela Associação de Diários do Interior (ADI-SC) e a Associação de Jornais do Interior (Adjori-SC), com participação do SCPortais (ligado à ADI-SC) e da Rede Catarinense de Notícias (RCN, ligada à Adjori-SC), envolvendo quase 120 veículos.

Ao ser informado da dimensão da proposta, Roesler não escondeu seu entusiasmo e destacou a grande capilaridade que será alcançada. É que de forma inédita as duas entidades, ADI e Adjori, e seus representados, se unem para a realização de um projeto de tamanha complexidade e de tão grande interesse social.

A entrega foi feita pelos presidentes da ADI-SC, Ámer Feliz Ribeiro, e da Adjori, Miguel Gobbi, que ouviram do presidente do TRE catarinense a excelente impressão que teve dos veículos do interior em suas agendas pelo estado. O presidente do Grupo RIC, Marcello Petrelli, também participou do ato de entrega. É que o Grupo RIC contratou o instituto de pesquisa Real Time Big Data e vai compartilhar as informações com os veículos das duas entidades, bem como com veículos independentes, a fim de ampliar a cobertura editorial e incentivar a participação dos eleitores.

 

Em rápida apresentação, foi mostrado ao desembargador o roteiro a ser seguido, com entrevistas, artigos, matérias, notas e pesquisa, com candidatos ao governo e seus vices, e candidatos ao Senado. O objetivo, além de envolver os catarinenses e incentivar a participação no dia do pleito, é garantir material de qualidade, feito a partir de fontes seguras, único modo de combater as chamadas fake news (notícias falsas) que têm contribuído para polarizar os debates em torno do tema e acirrar o clima entre os concorrentes e seus apoiadores.

As três primeiras entrevistas a serem publicadas pelo conjunto dos veículos serão, por ordem alfabética, com Décio Lima (PT, Renova SC), Gelson Merisio (PSD, Aqui é trabalho) e Mauro Mariani (SC quer mais), respectivamente no dia 30 de agosto e nos dias 6 e 13 de setembro.