Por: Andréa Leonora

Novecentos e onze novos professores vão reforçar a rede estadual de ensino a partir de 2019. De forma simbólica em relação aos demais novos efetivos, o secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni, e o governador Carlos Moiséis realizaram a posse de 158 docentes que atuarão na Grande Florianópolis. O ato solene aconteceu nessa sexta-feira (01), no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis.

Os 911 docentes vão compor as equipes de 480 escolas em todas as 36 Gerências de Educação e Unidades de Atendimento. Por isso, a solenidade se repetiu, simultaneamente, em todas as regiões.

Os professores começam suas atividades já a partir de segunda-feira (4). Participam da formação do planejamento do primeiro semestre do ano letivo, programado para o próximo dia 11 de fevereiro.

Em um depoimento para o SCPortais, o secretário Uggioni disse que a Educação de Santa Catarina só tem a ganhar com o reforço do quadro de professores. “Muitos eram ACTs e já contribuíam com a Educação. E agora têm a oportunidade da efetivação por meio de um concurso público. Tenho certeza de que farão ainda mais em prol da educação catarinense.” Na solenidade de posse, ele afirmou que os professores são atores fundamentais no processo de aprendizagem e destacou que não se trata de uma profissão, mas de uma missão.

Na primeira chamada, realizada no início de 2018, foram efetivados mil profissionais, entre professores para o Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) e servidores para o quadro administrativo. Nesta segunda chamada, o objetivo foi reforçar o quadro dos docentes do Ensino Médio nas disciplinas de Artes, línguas Portuguesa e Inglesa, Matemática, Geografia, História, Sociologia, Química, Filosofia, e Educação Física. O concurso público, realizado em 2017, tem validade por dois anos, sendo prorrogável por mais dois.

 

Números da Educação (com base ano letivo de 2018)

Escolas: 1.073

Alunos: 530 mil

Professores efetivos e temporários: 36.674 (idade média de 46 anos, que deve baixar com a nova efetivação)

 

(Com informações Ascom/SED)