Por: Coluna Pelo Estado

No ano em que as mídias digitais devem ser ainda mais influentes na campanha eleitoral, em função da pandemia do novo coronavírus, uma pesquisa do Instituto Mapa mediu a popularidade dos políticos nas redes sociais, em Santa Catarina, e trouxe ótima notícia ao prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM).

O estudo somou a quantidade de seguidores dos prefeitos nas redes sociais, considerando as dez cidades mais populosas de Santa Catarina e Loureiro está na frente, com ampla vantagem. O instituto também levantou o número de seguidores do governador e dos senadores de Santa Catarina, assim como do Presidente da República. Confira!

Ranking de seguidores dos políticos nas redes sociais

Prefeitos

Considerando as redes sociais Facebook, Youtube, Instagram e Twitter, o prefeito de Florianópolis soma 182.864 seguidores. Em segundo lugar, Camilo Martins (PSD), de Palhoça,  com 56.258 e, fechando o top 3, o prefeito de Chapecó, Luciano Buligon (PSL), com 47.930. Veja o ranking completo:

Gean também vence a disputa com os demais prefeitos, considerando todas as redes sociais isoladamente. No Youtube, por exemplo, ele tem 1590 seguidores. A maioria dos políticos não tem presença nessa rede social e o 2º lugar, Volnei Morastoni (MDB), de Itajaí, tem apenas 120 seguidores. O recorde de seguidores em uma rede social apenas, entre os prefeitos, também é de Gean, com 90.797 seguidores no Facebook.

Outros políticos de SC

O mesmo levantamento sobre os políticos nas redes sociais apontou que o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés (PSL), tem 425.967 seguidores. No ranking por senador em Santa Catarina, Jorginho Mello (PL) está na ponta, com 91.106 seguidores. Esperidião Amin (PP) é o 2º, com 73.981, e Dário Berger o 3º (MDB) com 65.799.

A pesquisa também computou os números do presidente Jair Bolsonaro. Ele tem 39.777.601 seguidores nas redes sociais.

Gostou de conhecer os dados? Você também pode acessar a pesquisa do Instituto Mapa na íntegra.

Por Nícolas Horácio, especial para Coluna Pelo Estado