Por: Coluna Pelo Estado

O fenômeno da neve em Santa Catarina foi registrado em nove municípios entre quinta e sexta-feira, 20 e 21 de agosto. Na noite de quinta, nevou em cinco municípios da região Serrana: Bom Jardim da Serra, São Joaquim, Urupema, Urubici e Grão-Pará. Na Grande Florianópolis, nevou em Rancho Queimado, Major Gercino e Anitápolis.

Na manhã desta sexta-feira, 21, o fenômeno foi registrado em Joinville, foi apenas a segunda vez que isso ocorreu na cidade mais populosa do estado. Em todas as localidades, as temperaturas ficaram próximas de 0°C, com elevada umidade do ar, condições necessárias para a ocorrência de neve. À tarde, nevou em outros dois municípios do Planalto Norte: São Bento do Sul. Mafra, no Planalto Norte, é outro município com registro de neve em SC em 2o20.

De modo geral, o fenômeno ocorreu em curto período de tempo e com fraca intensidade, sendo Bom Jardim da Serra o município onde os turistas presenciaram flocos de neve por mais tempo. As temperaturas mínimas registradas entre a madrugada e amanhecer desta sexta-feira, 21, ficaram mais baixas e negativas no Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul.

O menor registro foi de -8,6ºC em Bom Jardim da Serra – estação do Instituto Nacional de Meteorologia (INMet) em atividade desde 2008 -, quebrando o recorde histórico da estação, que era de -7,8°C em 23 de julho 2013.

No Extremo-Oeste, o município de Maravilha registrou -2°C. Em Tangará, no Meio-Oeste, -3,1°C. Em Água Doce, no Oeste, -3,5°C. Em Urupema, no Planalto Sul, -7,6°C.

Rio do Rastro Eco Resort, em Bom Jardim da Serra, região Serrana de Santa Catarina.

De acordo com os meteorologistas da Epagri/Ciram, não há mais previsão de neve no decorrer desta sexta-feira, 21. O frio continua, mas a umidade do ar diminui em todas as regiões, o que favorece a condição de geada nas madrugadas de sábado e domingo. No sábado as temperaturas mínimas diminuem um pouco mais, favorecendo a condição de geada.

Com informações da Epagri/Ciram.