Por: Andréa Leonora

Com o slogan “Pare de falar e comece a plantar”, a ONG alemã Plant for the Planet realizou um mutirão de plantios na quinta-feira (19), em Forquilhinha, município do Sul catarinense. Mais de 60 alunos das escolas estaduais e particulares participaram da ação que envolveu a plantação de espécies nativas da mata atlântica, no Parque São Francisco de Assis. O governo municipal, por meio da Fundação Ambiental (Fundaf), e a Câmara de Vereadores foram parceiras desta iniciativa.

 

A supermodelo brasileira Gisele Bündchen, filantropa, ativista ambiental e empresária, participa da campanha internacional “Pare de falar e comece a plantar”

 

O coordenador do Plant for the Planet no Brasil, Lutz Michaelis, informou que o trabalho promovido pela ONG busca motivar crianças e adolescentes pelo mundo a se tornarem embaixadores da justiça climática. “Mais de 100 mil crianças e adolescentes de todo o mundo estão seguindo a mesma missão, com uma meta audaciosa de plantar um trilhão de árvores. Cada árvore plantada contribui com a sobrevivência humana, pois capturam os gases tóxicos e devolvem o oxigênio para a atmosfera”, declara.

 

Os jovens Dionathan Patel e Yasmin Theisen foram os embaixadores responsáveis por capacitar os alunos de Forquilhinha com este projeto. Cada participante também pode se tornar um embaixador para difundir as ações de plantio em outros lugares. “Já estive em Minas Gerais, Paraná e diversas cidades de Santa Catarina promovendo as ações do nosso projeto. Participar do Plant for the Planet mudou minha forma de ver o mundo”, comenta a Yasmin.

O prefeito de Forquilhinha, Dimas Kammer, o vice Félix Hobold, a superintendente da Fundaf, Lilian Arns, e o presidente da Câmara de Vereadores, Maciel da Soler, também colocaram a mão na terra e ajudaram as crianças no plantio. “Esta ação vai deixar o nosso parque ainda mais bonito e atrativo. Futuramente, quando vocês retornarem neste espaço, certamente vão olhar para árvore que cresceu e sentir orgulho pela sua contribuição com o mundo”, ressalta o prefeito Dimas Kammer.

Saiba mais

 

O movimento Plant-for-the-Planet é uma iniciativa de crianças e jovens, fundado em 2007, na Alemanha, pelo estudante Felix Finkbeiner. Ela tem o propósito de capacitar crianças, conscientizando-as sobre o aquecimento global e justiça climática bem como motivá-las a plantar árvores.

(Da Assessoria, com edição | Foto: Prefeitura de Forquilhinha)