Por: Andréa Leonora

26/06/2019

 

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (SDS) está desenvolvendo um diagnóstico sobre o cenário habitacional do estado. Um questionário sobre o tema, encaminhado pela Diretoria de Habitação e Regularização Fundiária, é uma das ferramentas para a captação de dados. Os municípios têm até o dia 28, próxima sexta-feira, para encaminharem as respostas. O prazo pode ser prorrogado. A gerente de Projetos Habitacionais da SDS, Cinthia Angeli, destaca que o município é o ente principal nesse processo.

 

Ela explica que o objetivo é obter dados e informações sobre as particularidades de cada município quanto a

  • políticas habitacionais
  • déficit habitacional
  • regularização fundiária
  • existência de corpo técnico
  • projetos habitacionais em andamento ou paralisados
  • levantamento de áreas capazes de absorver projetos de Habitação de Interesse Social
  • e demais boas práticas desenvolvidas pelos municípios.

“Precisamos que este trabalho seja executado pelo setor responsável pela habitação de cada município. E cada município deve responder uma única vez o questionário eletrônico”, explica a gerente.

 

Por sua vez, a secretária de Estado do Desenvolvimento Social, Maria Elisa De Caro, disse que a proposta é que as informações recebidas sejam integradas às informações do Cadastro Único (CadÚnico) e demais bases de dados, com utilização de ferramenta de Gestão Business Intelligence (BI) implantada na SDS. Isso permitirá a elaboração de diagnósticos e planos de ações efetivas nos municípios que possuem demandas na área habitacional.

 

Em caso de dúvida os municípios devem entrar em contato com o setor de Habitação: habitacao@sst.sc.gov.br ou (48) 3664-0731.

 

(Da Assessoria, editada)