Ministro Vinicius Lummertz participa de homenagem aos pracinhas na Itália. Na volta, receberá medalha

Os soldados da Força Expedicionária Brasileira (FEB) que participaram da libertação do país europeu na Segunda Guerra Mundial, carinhosamente tratados como pracinhas,  foram homenageados nesta semana durante o festival Tra Amici (Entre Amigos), na Embaixada Brasileira em Roma.

“A ligação da Itália com o Brasil é histórica. Temos movimentos de imigrantes, esta batalha pela liberdade durante a Segunda Guerra Mundial, e todos os traços culturais que trocamos durante estes muitos anos”, declarou o ministro do Turismo, o catarinense Vinicius Lummertz, que participou do evento. “Os italianos têm grande afeição por nosso povo e pelo nosso país. Não devemos medir esforços para que essa relação seja cada vez mais fraterna”, completou.

Medalha

A insígnia da Ordem é uma cruz de quatro braços e oito pontas esmaltadas de branco, tendo no centro a esfera armilar, em prata dourada, inscrita, num círculo de esmalte azul, a legenda “Ubique Patriae Memor”, do mesmo metal. No reverso dourado, as datas 1845-1912. A expressão em latim significa “Em qualquer lugar, terei sempre a Pátria em minha lembrança”.

Lummertz estava na Itália e por isso não pôde receber a condecoração com a medalha da Ordem de Rio Branco junto com os demais homenageados. A entrega será feita em seu retorno. O catarinense recebe a Ordem no grau de Grã-Cruz, mais alta comenda de honra da diplomacia brasileira.

A honraria é concedida em reconhecimento à atuação de pessoas físicas, jurídicas, corporações militares, instituições civis nacionais ou estrangeiras pelos seus serviços e méritos excepcionais. A concessão da insígnia foi assinada pelo presidente Michel Temer e publicada no Diário Oficial da União.

Para o ministro Lummertz, trata-se de um reconhecimento ao trabalho realizado à frente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), de junho de 2015 a abril de 2018, quando assumiu o Ministério de Turismo. Como presidente da Embratur, ele participou ativamente de um dos marcos para o turismo nacional: os Jogos Olímpicos Rio 2016.

(Editado por Andréa Leonora, com informações da Embratur e do MTur)