Por: Coluna Pelo Estado

A escalada do novo coronavírus no Sul do Estado levou a prefeitura de Tubarão a adotar medidas severas para conter o avanço da doença na região. A cidade concentra os leitos de UTI da região da Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel) e deve embasar as decisões que serão adotadas na região, no entanto, um lockdown coletivo pode não ser decretado, já que as prefeituras de Imbituba, Braço do Norte, Grão-Pará e Gravatal recuaram após reunião entre prefeitos da Associação.

Na quarta-feira, 15, em reunião com as associações do Sul do Estado, prefeitos discutiram a situação com o secretário da Saúde do Estado, André Motta. Gestores de Criciúma relataram dificuldades para ampliação de leitos.

André Motta disse que é preciso achar uma solução conjunta para a questão da contratação de profissionais. “Nossa maior dificuldade nesse momento é RH [pessoal]. “Estamos batendo na tecla da terapia intensiva, e ela é fundamental. O governo tem equipamentos para viabilizar leitos, mas precisamos fazer essa conversa próxima e resolver em quais hospitais serão estruturados. isso depende das regiões e que os hospitais se coloquem também dizendo ‘eu quero, eu tenho condição’ e vamos dar esse apoio.”, afirmou Motta Ribeiro.

O presidente da Federação Catarinense dos Municípios, Orildo Severgnini, disse que a medida ainda pode ser replicada em outras regiões do estado. “Foi uma medida inevitável diante da falta de leitos nos hospitais. Nós acreditamos que essa decisão pode ser inclusive replicada para o Meio Oeste, Vale do Itajaí e na região de Blumenau”, afirmou.

:.Veja PDF da coluna desta quinta-feira, 16 de julho

Agronegócio

No primeiro semestre de 2020, o setor do agronegócio foi responsável por 72% das exportações de Santa Catarina. O faturamento passou de US$ 2,87 bilhões no período, de acordo com os números divulgados pelo Ministério da Economia e analisados pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa). Os destaques foram as exportações de carnes e de soja.

Emendas

O secretário Paulo Eli (Fazenda) e o chefe da Casa Civil em exercício, Juliano Chiodelli, participaram  de reunião na Alesc para tratar  dos recursos destinados às emendas impositivas parlamentares e o andamento de leis ainda não regulamentadas. O governo apresentou cronograma de pagamentos que totaliza R$ 171,8 milhões que serão repassados aos municípios catarinenses ainda em 2020.

Estresse

Curso de gerenciamento de estresse para enfrentamento da pandemia de covid-19, promovido pelo setor de medicina preventiva da Unimed Chapecó, capacitou uma centena de pessoas. A nutricionista Leirisane Riboli, destaca que a forma como cada um se alimenta tem um impacto direto na saúde e pode desencadear sintomas típicos de estresse como, dor de cabeça, queda de cabelo, dores no corpo. As psicólogas Lenise Selbah e Pamela Salete Vial acrescentam que, mesmo desconfortável, a quarentena também pode proporcionar a aproximação de familiares que convivem na mesma casa.

Mel

A safra de mel 2019/2020 superou as expectativas e ficou em 7,5 mil toneladas em Santa Catarina. Esse ano teve a produção de mel de Melato de Bracatinga. que acontece de dois em dois anos.