Por: Coluna Pelo Estado

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina registrou um novo recorde de candidatos inscritos para as eleições deste ano, com aumento de 21,45% em comparação com as eleições municipais de 2016. Até o meio-dia desta segunda-feira, 28, foram registrados 21.423 pedidos candidaturas no estado. No pleito anterior, o total foi de 17.639 candidatos.

Ao todo, já são 19.598 candidaturas para vereador e 912 para prefeito e vice-prefeito nos 295 municípios catarinenses. Este número pode mudar após o julgamento dos pedidos de registro de candidatura, que se encerra em 26 de outubro. O número foi divulgado pelo TRE/SC e é referente aos candidatos indicados em ata pelos partidos e encaminhados ao Tribunal, e também constam no DivulgaCandContas – sistema que controla os registros.

Candidaturas de mulheres cresce 33,7%

Este ano são 7.215 mulheres com candidaturas registradas, o que representa 33,7%. Em comparação com 2016, quando 5.564 disputaram o pleito eleitoral, houve um crescimento de 2,2%.

Segundo o TRE/SC, o que explica esse crescimento é a mudança na legislação com a Emenda Constitucional (EC) nº 97/2017, que vedou, a partir deste ano, a celebração de coligações nas eleições proporcionais para a Câmara dos Deputados, Câmara Legislativa, assembleias legislativas e câmaras municipais. Agora, as indicações de no mínimo por 30% de mulheres filiadas devem ocorrer individualmente por partido – e não mais por coligação.

Joinville, Florianópolis e Blumenau são as cidades com mais inscritos

Joinville, o maior colégio eleitoral do estado, também é o município que mais possui registros de candidatos. São 582, sendo 30 para prefeito e vice-prefeito e 552 para vereador. Em seguida vem Florianópolis, com 523 candidaturas: são 20 para prefeito e vice e 503 para vagas na Câmara Municipal. Blumenau, a cidade com terceiro maior número de eleitores, tem 12 candidatos ao Executivo e 357 para vereador.

No outro lado da lista, com menos inscritos, estão as cidades de Lacerdópolis e Barra Bonita, ambas no Oeste catarinense. Até o momento, os dois municípios registraram 20 candidatos. Na primeira cidade, são quatro candidaturas a prefeito e vice e 16 para vereador; na segunda, são 18 para a Câmara Municipal e uma para prefeito e vice.

Faixa etária

Os números também apresentam que 30 candidatos no estado têm 18 anos, idade mínima para preterir o cargo de vereador. Para o cargo de prefeito e vice-prefeito, a idade mínima é de 21 anos. Entre os candidatos mais idosos, foram 13, na faixa de 80 a 84 anos, que registraram candidaturas.