Por: Coluna Pelo Estado

A definição do rito do processo de impeachment do governador Carlos Moisés (PSL), da vice, Daniela Reinher (sem partido) e do secretário Jorge Tasca (Administração), deu a largada para momento tenso que se descortinará pelos próximos meses. Para conseguir impedir que o processo prospere, o governador vai precisar testar sua habilidade política já na formação da comissão especial que vai avaliar as defesas dos três acusados de crime de responsabilidade.

A comissão de nove deputados terá dois lugares ocupados pelo MDB, duas vagas ficarão com o bloco PSD, PSDB, PDT e PSC, e outras duas com o bloco PP, Republicanos e PSB. O PSL, PL e o PT ficarão com uma vaga cada. Algumas contas apontam que  governo teria até seis votos a seu favor e portanto teria que viabilizar o maior número entre esses apoiadores na comissão, o que atualmente parece tarefa difícil.

A representação contra os acusados será lida na próxima terça-feira, 28, e a partir de então será feita a notificação. Eles terão dez sessões ordinárias, contadas a partir da data da notificação, para apresentar defesa prévia, o que deve ocorrer até a segunda quinzena de agosto.A comissão especial terá cinco sessões para analisar as defesas e emitir seu parecer.

Desocupação

Com uma taxa de 8,6%, Santa Catarina tem o menor índice de desocupação do país. No Brasil a curva subiu de 10,7% em maio para 12,4% em junho. As informações são da Pnad-Covid19, divulgados nesta quinta-feira, 23, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Previdência

O presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, enviou ofício à Alesc ressaltando que a Reforma da Previdência estadual, em discussão no parlamento, seria fundamental para o estado e garantiria investimentos em áreas essenciais, como saúde, educação, segurança e infraestrutura. Com o ofício, Aguiar apontou que há um estudo técnico sobre a proposta original enviada pelo Governo, produzido sob encomenda do Conselho das Federações Empresariais de SC.

Alcatraz

A PF encaminhou nesta sexta novo relatório relativo relacionado a Operação Alcatraz para a Justiça Federal de Florianópolis. O documento aponta indícios de conduta criminosa em relação a 11 investigados, sendo que, ao longo da investigação, 52 pessoas já foram indiciadas

Imposto

Está chegando a hora de declarar e pagar o ITR (Imposto Territorial Rural) referente a 2020. O prazo final é 30 de setembro. Neste ano o tributo será calculado de acordo com valores da terra nua informados pelas prefeituras à Secretaria da Receita Federal.

Estradeiros

A revista “Na Estrada com a Aurora”, voltada a transportadores de produtos ou matéria-prima da Cooperativa pelo Brasil afora, chega na 8ª edição. Com tiragem de 3.265 exemplares e distribuição gratuita, a circula sempre no dia 25 de julho, Dia do Motorista, e homenageia os profissionais dos caminhões. Em novo projeto gráfico, são 28 páginas com panorama da área de logística, temas relacionados à saúde dos trabalhadores e entrevistas com motoristas que conhecem o Brasil de ponta a ponta transportando alimentos preparados pela Cooperativa.