Diferentemente do que aconteceu no primeiro turno, a votação acabou às 17 horas e não restaram filas

Exatamente às 17 horas foi encerrada a votação de segundo turno em Santa Catarina, uma vez que, diferentemente do que aconteceu no primeiro turno, não houve a formação de filas.

A expectativa do presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RSC), desembargador Ricardo Roesler, é que até as 19 horas o processo de apuração esteja encerrado em Santa Catarina, concluindo não só o candidato mais votado para o governo do Estado, o escolhido para presidência da República pelos catarinenses e ainda o novo prefeito de Vidal Ramos, que está em eleição suplementar.

O primeiro município a encerrar a apuração foi Ponte Alta do Norte, resultando, na disputa pelo governo estadual, em 952 votos para o Comandante Moisés, do PSL, e em 834 votos para Gelson Merisio (PSD).

Apesar de algumas detenções e de alguns termos circunstanciados registrados ao longo do dia, e também de um número considerável de urnas eletrônicas que apresentaram problemas, Roesler avalia que tudo correu dentro da normalidade. No total, 303 apresentaram algum tipo de problema, sendo que 168 chegaram a ser substituídas, sem prejuízo as mídias com os votos já computados.

No caso de ocorrências policiais, até o meio da tarde já haviam sido registradas 19, com nove prisões para lavratura de Termo Circunstanciado.  Além de ameaças de agressão a servidores ou voluntários do TRE-SC que impediram a boca de urna, os demais casos foram principalmente de pessoas que tentaram violar o sigilo, filmando ou fotografando o momento do voto.