Por: Coluna Pelo Estado

O forte temporal que aconteceu na madrugada  de terça-feira (9), em Itapema, causou alagamentos e deslizamentos na cidade. De acordo com informações da Defesa Civil, pessoas foram resgatadas de barco e desde as 2h30min, os profissionais seguem trabalhando no resgate. Ainda de acordo com os órgãos responsáveis, a Defesa Civil recebeu apoio dos bombeiros de Balneário Camboriú e Tijucas.

Foram 100 mm de água, o que causou um volume concentrado nos rios e transformou as ruas dos bairros Alto São Bento, Casa Branca e Ilhota em rios. A Defesa Civil da cidade informou que deve decretar calamidade pública ainda na tarde desta terça-feira.

Em Itapema, a cinco famílias foram levadas para um abrigo montado na Capela Cristo Rei, no bairro Morretes, que foi o único a não ser atingido pela chuva. Outras moradores foram para casa de amigos e parentes.

Entre as ocorrências de destaque, uma garagem desabou e o carro foi arrastado com a força da água. A retirada do veículo deverá ocorrer no decorrer do dia. Parte de uma casa também desabou e foi interditada. Ninguém ficou ferido.

Força-tarefa

A terça-feira (09/03) foi de limpeza e atendimento à população em Itapema para minimizar os impactos da forte enxurrada que caiu na cidade durante toda a madrugada. Foram registrados alagamentos, deslizamentos, além de queda de árvores e danos materiais. A Prefeitura decretou situação de emergência.

Equipes de vários setores se uniram em uma força-tarefa de limpeza das ruas, recolhimento de entulhos nos bairros mais atingidos: Ilhota, Alto São Bento, Sertãozinho, Casa Branca e Centro.

Cadastro

Um cadastro também será iniciado com os moradores para avaliar os danos causados e servir de base para um possível resgate do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) junto a Caixa Econômica Federal. As equipes devem passar nos bairros atingidos para fazer o cadastramento em cada residência.

DECRETO Nº 013/2021

Decreta Situação de Emergência no Município de Itapema, em decorrência do ciclone que atingiu o Estado de Santa Catarina.

O Prefeito Municipal de Itapema, em exercício, no uso das atribuições legais, com fundamento no inciso XV, do art. 42, da Lei Orgânica Municipal,

DECRETA:

Art. 1º Fica decretada situação de emergência no âmbito do Município de Itapema, em decorrência da enxurrada que atingiu os municípios da região na madrugada do dia 09 de março de 2021, causando danos diversos, conforme levantamento realizado pela Defesa Civil (Anexo Único do presente Decreto).

Art. 2º Para enfrentamento da situação de emergência, ficam autorizadas as seguintes medidas:

I – requisição bens e serviços de pessoas naturais ou jurídicas, com o pagamento posterior de indenização justa;

II – dispensa de licitação para a contratação, visando aquisição de bens ou serviços essenciais à reparação urgente dos prédios públicos.

Art. 3º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Itapema(SC), 09 de março de 2021.

JOÃO LUIS EMMEL

Ciclone deixa o mar agitado

A preocupação nesses casos, de acordo com Martins, é com embarcações de pequeno porte, já que o mar ficará agitado. A Defesa Civil emitiu um alerta de cuidado para este momento.

A previsão do tempo indica um ciclone extratropical, os ventos podem chegar a até 100 km/h.

Segundo o meteorologista da Epagri/Ciram, Marcelo Martins, o ciclone deve se formar na costa do oceano entre o litoral norte do Rio Grande do Sul e o sul de Santa Catarina.

A preocupação nesses casos, de acordo com Martins, é com embarcações de pequeno porte, já que o mar ficará agitado. A Defesa Civil emitiu um alerta de cuidado para este momento.

Pelo Estado