Por: Andréa Leonora

A vacinação na Capital deve começar na próxima quarta-feira, dia 20, conforme informação repassada pelo prefeito Gean Loureiro (DEM), após participar de encontro virtual com o ministro Pazuello, da Saúde, onde foi confirmada de que os esquema começará pelas Capitais.

Os primeiros lotes de vacina contra Covid-19 da primeira fase da campanha serão destinados para profissionais de Saúde e idosos em Instituição de Longa Permanência (ILPI).

As doses devem chegar a Florianópolis na próxima terça-feira (19) e no dia seguinte começam as imunizações.

A expectativa, para o ano, é que o Brasil tenha 8 milhões de doses da Pfizer no primeiro semestre, 250 milhões da Astrazeneca durante 2021. E ainda 100 milhões de doses da Coronavac e outras 50 milhões da Sputnik.

Grupos prioritários

Entre os profissionais de saúde, a prioridade serão para os que atuam no cuidado de pacientes graves. A estratégia é começar pelas UTIs e posteriormente seguir para os profissionais que atendem diretamente pessoas com sintomas do novo Coronavírus, que serão vacinados em seus locais de trabalho. As ampliações para a imunização de outros profissionais ocorrerá conforme os quantitativos de vacina forem chegando.

O plano de imunização completo da Capital será divulgado dentro dos próximos dias, conforme orientação de quantitativo de doses disponibilizadas pelo Ministério da Saúde. Toda a parte logística e de insumos já estão no almoxarifado da Prefeitura.

 

EWALDO WILLERDING - PELO ESTADO