A Covid-19 em SC

O número de pessoas confirmadas com a Covid-19 em Santa Catarina é 13.960. O estado é o 18º em número de casos em todo Brasil. Até 15 de junho, 199 pessoas morreram por conta da doença em 69 municípios catarinenses. Chapecó, no Oeste, mantém a liderança no número de pacientes confirmados com a doença: 1102 casos.

De acordo com os dados do governo do Estado, o município de Concórdia aparece na 2ª posição em casos confirmados, com 1085 pessoas infectadas e Itajaí em 3º, com 978. Mas, segundo dados das prefeituras, é possível identificar que essas cidades perderam suas posições para Florianópolis e Blumenau respectivamente.

Chapecó se mantém em 1º no número de casos confirmados nos dois cenários. No entanto, segundo a prefeitura, já são 1246 casos. A principal variação é para Florianópolis e Blumenau. A Capital estava em 4º no ranking do Estado e sobe para o 2º na comparação entre as prefeituras, com 1135 casos. Blumenau aparecia em 5º lugar na contagem do estado e sobe para 3º, com 1134 casos.

A faixa-etária mais afetada pela covid-19 em Santa Catarina é de pessoas com 30 a 39 anos, com 3685 casos. Em seguida, as pessoas com 40 a 49 anos, com 2871 casos. Em relação aos óbitos, Joinville mantém a liderança, com 23 mortes. Itajaí vem em 2º, com 17 mortes, e Concórdia em 3º com 11.

O primeiro registro de covid-19 no estado foi em 12 de março. Agora, o Grande Oeste, com 2584 casos confirmados e a Foz do Rio Itajaí, com 2562 são as mais afetadas pelo vírus. Dos 295 municípios catarinenses, 240 registram casos de covid-19

Confira a coluna na versão imprensa: 17062020

Youtuber

Alvo da PF no inquérito que apura atos antidemocráticos em Santa Catarina, o youtuber Adilson Dini, usou recentemente as redes sociais para pedir a prisão do ministro Alexandre de Moraes. Ele comunicou a busca em sua residência nas redes sociais e teve equipamentos de gravação e transmissão, além do celular, apreendidos.

 

Não pegou bem. A transferência dos presos na Operação Oxigênio para alojamentos da PMSC não pegou bem dentro da corporação. Na caserna, o que se fala é que a indicação do atual comandante, Coronel Dionei Tonet, teve as mãos do ex-secretário da Casa Civil, Douglas Borba, motivo pelo qual a insatisfação da classe ainda não teria sido manifestada publicamente.

Tornado

Em cinco dias, as famílias atingidas por um tornado em Descanso, no Extremo Oeste, já conseguiram
reparar boa parte dos danos. Isso é resultado da ação rápida das equipes do governo ao lado dos moradores.
Este esforço e a rapidez foram reconhecidos pelas autoridades

Pequenas empresas. Segundo levantamento da equipe técnica do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), cerca de 80% dos recursos emergenciais contratados durante a pandemia tiveram como destino micro e pequenas empresas. O dado é importante, uma vez que são essas empresas as que mais empregam no país.  Do total já liberado ou em processo de liberação, que soma R$ 64,5 milhões, foram R$ 51,5 milhões disponibilizados sem a necessidade de garantia real, ou seja, para pequenos empresários.

Aberje. Gestor de Comunicação da SCGÁS, Leonardo Mosimann Estrella é o novo diretor do Capítulo Santa Catarina da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial. Na Aberje, vai atuar na divulgação das atividades nacionais e incentivar a participação dos associados, bem como criar e implementar um calendário de ações locais.