Por: Andréa Leonora

Divulgado o ranking do Instituto Great Place to Work (GPTW) que lista as melhores empresas de Tecnologia e Informação (TI) para trabalhar no Brasil. Foram 399 empresas inscritas, que são avaliadas segundo critérios de ambiente de trabalho, clima organizacional e práticas de gestão de pessoas, dentro das categorias pequena, média e grande empresa.

Nesta edição, foram premiadas 110 organizações, sendo 20 de porte grande, 70 médias e 20 pequenas. A Involves, que desenvolve soluções para gestão de trade marketing, ficou em quinto lugar na categoria de médias empresas, e a Cheesecake Labs, que desenvolve aplicativos web e mobile, foi eleita como a oitava melhor na categoria de pequenas empresas.

As empresas participantes aplicam a pesquisa do GPTW com os colaboradores e, segundo especialistas do GPTW, esse público no ranking de tecnologia é altamente exigente. “A disputa por talentos nas empresas de tecnologia é grande. Para que as empresas continuem sendo atrativas para os colaboradores, elas precisam estar atentas às principais tendências nas práticas de gestão de pessoas. Como há muitas oportunidades de trabalho, o candidato está cada vez mais exigente em suas avaliações”, afirma Thuany Schutz, People Experience Manager na Involves. “Ficar nesta posição em um ranking onde as pessoas têm este nível de exigência representa muito para nós. Estamos muito felizes e orgulhosos por mais essa conquista”, celebra.

Veja o que essas duas empresas fazem para se consolidarem entre as melhores para trabalhar no Brasil.

Cultura forte

Foto: Divulgação Involves

Eleita como a quinta melhor empresa de tecnologia para trabalhar no Brasil, na categoria de médias empresas (de 100 a 999 colaboradores), a Involves subiu três posições em relação ao último ano e seu Net Promoter Score (NPS) aumentou nove pontos, estando quase 20 pontos acima do benchmark de empresas de TI em 2019. “Vivemos uma cultura forte de pertencimento e envolvimento, que é sentida todos os dias. Esse prêmio é resultado da soma de boas práticas de gestão e de processos construídos de forma coletiva e sempre aprimorados a partir dos feedbacks que recebemos. São os involvidos — forma como chamamos carinhosamente os nossos colaboradores — que fazem a Involves ser o que ela é! Por isso, para nós, essa conquista confirma que estamos na batida certa, já que somos música”, pontua Thuany. O prêmio também surte efeito no aumento da visibilidade da empresa nas ações de atração e retenção de talentos, pois muitos candidatos sinalizam que conheceram a Involves pelas listagens do GPTW.

 

Saiba aqui: O que acontece quando empresas investem em bem-estar?

 

Protagonismo e diversidade

Foto: Divulgação Cheesecake Labs

A Cheesecake Labs conquistou pelo quarto ano consecutivo uma posição de destaque no Great Place to Work (GPTW).  Na edição de 2019, a empresa alcançou a oitava posição no ranking das melhores pequenas empresas de tecnologia para trabalhar no Brasil. De acordo com Caroline Schmitz, diretora de Gestão de Pessoas da empresa, a scale-up que atua no desenvolvimento web & mobile apostou na formação de lideranças e em um workflow que possibilita mais autonomia no trabalho com squads. “Sempre buscamos ter uma gestão horizontal, ágil, com atenção e carinho especial nas pessoas, que fomenta a inovação constante e que atraia pessoas conectadas com nossa cultura e propósito. E este é um reconhecimento destas pessoas, que fazem da Cheesecake Labs um lugar especial para trabalhar a cada dia”, completa Caroline. Além disso, a cultura do protagonismo, do respeito às diferenças e o posicionamento ativo em ações de diversidade e inclusão também fazem parte das estratégias da empresa.

Estreante

Outras empresas de tecnologia sediadas em Santa Catarina entraram pela primeira vez no ranking das melhores para trabalhar. É o caso da HostGator, multinacional de hospedagem de sites e serviços para presença online, que possuía o selo GPTW desde 2017 e, neste ano, chegou à lista de destaques. “Conseguimos demonstrar o quanto as pessoas são importantes para a empresa. Nossas ações são sempre pensadas para tornar o ambiente acolhedor e dar aos colaboradores a oportunidade de desenvolver uma carreira”, diz Andreia Girardini, gerente de recursos humanos da HostGator.

Nos últimos quatro anos, a equipe da empresa em Florianópolis cresceu mais de 200%. Entre os benefícios oferecidos aos colaboradores estão área de descompressão com jogos no escritório, sala de confraternização com churrasqueira e cozinha, cantinho da soneca, salas de treinamento e chuveiros. A sede adota o estilo open-space, para facilitar o contato da equipe e estimular a colaboração e a criatividade.

(Da Assessoria, editada)