Por: Coluna Pelo Estado

O governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva, acompanhado dos diretores do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Marcelo Haendchen Dutra e Vladimir Arthur Fey, anunciou nesta quinta-feira (26) a autorização para contratação de operação de crédito no valor de R$ 8,9 milhões para a Cooperativa Agroindustrial Cooperja – filial de Jacinto Machado, no Sul catarinense. O recurso se junta a mais R$ 35 milhões que já tinham sido liberados anteriormente à cooperativa pelo banco.

    Em seu discurso o governador destacou a importância de parcerias para o desenvolvimento do estado. “O Governo de Santa Catarina se faz presente de várias formas, participando também com o financiamento de projetos essenciais para o crescimento das regiões. Temos que continuar sendo parceiros das cooperativas que tem sido exemplo de sucesso”.

O diretor de Acompanhamento e Recuperação de Crédito do BRDE, Marcelo Haendchen Dutra, menciona que “essa parceria do BRDE com o agronegócio é fundamental, porque permite a expansão dos negócios e a geração de emprego e renda no campo”.

O recurso liberado será destinado para investimentos em obras civis, instalações e aquisição de equipamentos de armazenagem de sementes de arroz. Além disso, com o financiamento do BRDE, a Cooperja inaugura na próxima segunda feira (30), o novo parque industrial, localizado no bairro Araçá, em Jacinto Machado. A obra abriga o mais moderno complexo industrial do Sul do Brasil, com uma área construída de 25 mil metros quadrados,  capacidade de 10 mil fardos/dia de produção e com armazenagem total de 2 milhões de sacas. O presidente da Coorperja, Vanir Zanatta, ressalta a importância da união entre as instituições que já completa 20 anos. “Quando pensamos em apoio financeiro para o desenvolvimento de projetos temos sempre a parcerias do BRDE”.

Para o diretor financeiro do BRDE, Vladimir Arthur Fey, “os recursos reforçam a condição de Santa Catarina como participante no desempenho da agricultura brasileira. Além dos números, esse investimento representa melhorias na realidade dos agricultores da região”.

O evento realizado na Associação Empresarial de Araranguá (Aciva) contou com a presença de autoridades políticas e empresariais da região Sul do estado.