Por: Andréa Leonora

Na manhã deste domingo (15), Policiais do BOPE/COBRA participaram de uma operação que objetivou desarticular uma organização criminosa que efetuava assaltos a banco sob a modalidade de “novo cangaço” e assaltos a excursões de comerciantes que viajavam a São Paulo para aquisição de mercadorias e revenda em Santa Catarina e no Paraná.
Além dos militares do BOPE, Policiais Militares do 10°BPM, policiais do GAECO, policiais da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Civil participaram da operação.
Uma grande investigação conjunta foi realizada, centralizada pelo GAECO, de modo que todas as agências policiais participaram das apurações, realizando-se diligências em Santa Catarina e no Paraná.
Quatro mandados de busca e apreensão foram cumpridos nesta manhã pelos policiais em Blumenau, Gaspar e Indaial.
Apreenderam-se (06) seis fuzis, diversas munições de “grosso calibre”, inclusive de calibre .50, coletes balísticos, explosivos, pistola, revólver e grande quantidade em dinheiro.
Durante a ação tática policial houve reação armada e um dos criminosos veio a óbito em confronto com o BOPE.
Os criminosos são suspeitos de terem praticado grandes assaltos no Paraná e em Santa Catarina, dentre eles o roubo ao Bradesco de Blumenau-SC em 06/09/2019, o roubo a Caixa Econômica Federal de Piên-PR em 08/11/2019, o roubo ao Banco do Brasil de Vidal Ramos-SC em 04/12/2019, além de outros grandes assaltos contra excursões de comerciantes.
A operação foi desencadeada no dia de hoje (15) visando evitar novo crime que eventualmente seria praticado no início da semana. Corroborando a hipótese de que mais um grande roubo foi evitado, destaca-se a forma que os criminosos estavam se articulando nos últimos dias e o grande arsenal em prontas condições de uso, com carregadores municiados e armas já carregadas.
A integração entre todas as agências novamente mostrou excelente resultado em Santa Catarina, enraizando a eficiência de todos os órgãos nas ações de investigação e inteligência, bem como nas ações táticas desenvolvidas.