Por: Coluna Pelo Estado

Não foi a primeira vez que o administrador público Cryslan de Moraes recebeu ligações de pessoas dizendo falarem em nome de políticos o convidando para eventos. Mas desta vez ele gravou a conversa e conseguiu ainda arrancar dos golpistas a informação de que apesar de absurdo, o golpe tem funcionado com outras pessoas.

Na ligação realizadas esta semana, por um telefone com DDD 27, o homem do outro lado da linha dizia representar o gabinete do deputado federal Gilson Marques (Novo-SC). Enquanto distraia o interlocutor, o golpista dizia que se tratava de um convite para um evento com direito a convidados e que Cryslan só precisaria fazer uma confirmação por SMS.

Quando o golpista pede a confirmação da mensagem de texto, o que consumaria o golpe para ele ter acesso ao celular da vítima, Cryslan o questiona:

“Muita gente passa o código para vocês? Muita gente acaba caindo? Vocês estão ganhando dinheiro com isso”, questiona.

O golpista ri do outro lado da linha e responde: “Muita gente. Por isso nós faz a ligação. Se não tivesse ganhando dinheiro não fazia a ligação para os outros”, diz e desliga.

Cryslan de Moraes disse que vai comunicar o gabinete do deputado e que tem recebido esse tipo de ligação com certa frequência.

O golpe funciona quando a pessoa confirma o código que recebeu no SMS ao golpista. A partir disso eles passam a ter acesso ao seu whatsAPP e é neste momento que começam a mandar mensagens para os contatos da pessoa pedindo depósitos de valores e pagamentos de boletos.

Fábio Bispo/Pelo Estado