Por: Coluna Pelo Estado

 

O Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR-SC), considerado uma prévia do PIB, registrou queda de 5,1% de janeiro a maio na comparação com o mesmo período em 2019. É o que mostram os dados do Banco Central, divulgados pelo Observatório FIESC. No mesmo período, o Brasil registrou retração de 5,7%.

Apesar da queda acumulada, em Santa Catarina, o Índice de Atividade Econômica Regional (IBC-R) apresentou melhoras, em maio, em relação a abril de 2020, com crescimento de 3,5%. No mesmo período, o IBC-BR, referente ao desempenho do Brasil, registrou avanço 1,3%. A atividade econômica avançou, pela primeira, vez após contínua queda nos meses anteriores, tanto em âmbito estadual, quanto nacional.

A atividade econômica em 2020

No comparativo com o mesmo mês do ano anterior, Santa Catarina apresentou retração de 9,3%, resultado acima do registrado para o país, que foi -12,8%. A variação do índice acumulado do ano, de janeiro a maio, registrou retração de -5,1% em Santa Catarina e -5,7% para o Brasil.

O resultado de Santa Catarina deixa o Estado na nona colocação no ranking nacional por Unidade Federativa, de acordo com a variação do índice de atividade econômica acumulado.

Quer ver gráficos e mais sobre números? Acesse aqui.