A Defesa Civil de Chapecó realiza na próxima quinta-feira (23) e sábado (25), a partir das 8h, capacitações para equipes e voluntários que atuam em ocorrências de desastres, incêndios ou temporais. O palestrante é o ex-bombeiro Leonardo Farah, que comandou o resgate das vítimas do rompimento da barragem de Mariana-MG (2015), e também atuou no acidente similar em Brumadinho-MG (2019). Ele é autor de livros com Mar de Lama, é Mestre em Engenharia Geotécnica e em Desastres e especialista em Gestão de Desastre, Redução de Riscos, Liderança de Times e Alta Performance. Também é CEO e co-fundador da ONG Humus, que atua na prevenção e resposta de desastres, inclusive com ações no Haiti e Moçambique.
De acordo com o Diretor de Proteção e Defesa Civil de Chapecó, Walter Parizotto, existem mais de 400 voluntários que integram instituições como Cruz Vermelha, Jeep Clube e Legendários, entre outros, que dão apoio em situações de desastre.
“Nosso objetivo é dar uma formação para que todos estejam melhor preparados para atuar. Cada voluntário precisa ter noção de primeiros socorros, saber avaliar o risco para si e para os demais, usar roupas e calçado adequado, que no caso é um par de botas, saber técnicas de resgate e resposta a emergências. Como conheci o capitão Leonardo Farah quando atuamos em Brumadinho, conseguimos que ele viesse nos dar essa capacitação”, disse Parizotto.
A capacitação será no quartel do 6º. Batalhão de Bombeiros Militar, onde já tem estrutura para as aulas práticas também.


