Santa Catarina ganha projeção internacional na área da saúde com os avanços da pesquisa clínica desenvolvida pelo Centro de Pesquisas Oncológicas (CEPON). A unidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES) encerrou 2025 com 48 estudos clínicos ativos, dois deles com destaque mundial, ampliando a sobrevida e a qualidade de vida de pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Entre os estudos de maior impacto está o FLAURA 2, voltado ao tratamento do câncer de pulmão com mutação EGFR (Receptor do Fator de Crescimento Epidérmico), uma alteração genética que impulsiona o crescimento celular descontrolado. O CEPON foi o centro brasileiro que mais incluiu pacientes no estudo, entre cerca de oito serviços participantes no país.
O CEPON também teve participação de destaque no estudo internacional IMvigor011, voltado ao câncer de bexiga invasivo muscular. Mais uma vez, a instituição foi o centro brasileiro com maior número de pacientes incluídos.
Quem tem ou teve alguém que ama sofrendo por conta desta doença sabe qual a importância desses estudos e o que o avanço da medicina pode representar para o paciente. Parabéns ao Cepon pela iniciativa.
Morre o publicitário Roberto Felipe Machado Vieira
Faleceu neste domingo, 18, o publicitário Roberto Felipe Machado Vieira. Gaúcho, radicado em Florianópolis, Roberto passou por importantes veículos e projetos como Zero Hora, Correio do Povo e Arauto Publicidade. Ele também fez parte da diretoria executiva da ADISC – Associação dos Diários do Interior de Santa Catarina e foi Diretor da Central de Comunicação, em Florianópolis.
A comunicação catarinense está em luto por esta perda.

Embarcações
O Ministério da Pesca e do Meio Ambiente alterou as regras do rastreamento por satélite das embarcações de pesca de arrasto de fundo, prorrogando prazos e atendendo a uma demanda defendida pela deputada federal Geovania de Sá (PSDB) em conjunto com pescadores e prefeitos de municípios pesqueiros. Com a nova regra, embarcações de arrasto motorizado com Arqueação Bruta igual ou superior a 10 passam a ter até 28 de janeiro de 2027 para aderir ao PREPS, sistema de rastreamento por satélite. Barcos menores, com Arqueação Bruta inferior a 10, terão um calendário específico, com prazo até janeiro de 2029. Já as embarcações maiores, com Arqueação Bruta igual ou superior a 50 ou comprimento igual ou superior a 15 metros que atuam no Sul e Sudeste, seguem com os prazos já estabelecidos.
Cartórios
Os Cartórios Eleitorais de Chapecó e Rio do Sul passarão a funcionar em espaço destinado à Justiça Eleitoral nos fóruns trabalhistas dos Tribunais Regionais do Trabalho da 12ª Região (TRT-12) de cada município. A divisão de espaço representa uma otimização de recursos públicos por aspectos como o rateio de custos operacionais e o compartilhamento de serviços pelas duas instituições. A mudança prevê o rateio de custos operacionais e uma logística mais integrada entre as duas instituições federais. Em Chapecó o novo espaço irá impactar diretamente uma base de cerca de 180 mil eleitores, incluindo as cidades de Cordilheira Alta, Coronel Freitas, Guatambu e Paial. Já em Rio do Sul, a nova sede atenderá mais de 83 mil eleitores da região, abrangendo também Agronômica, Aurora, Laurentino, Lontras, Presidente Nereu e Rio do Oeste.
Investimento
O Governo do Estado, com a liderança da Epagri, vai investir nos próximos dois anos R$7,87 milhões em projetos de pesquisa com bolsas para desenvolver inovação para as principais cadeias produtivas da agropecuária e da aquicultura catarinense. O objetivo é o desenvolvimento de pesquisas para resolver as principais demandas dos produtores rurais, garantindo a competitividade da produção e fortalecendo a agropecuária catarinense.
O analista de Socioeconomia e Desenvolvimento Rural da Epagri/Cepa, Alexandre Luís Giehl, avalia que 2026 tende a ser um ano favorável para a pecuária catarinense.
Licitação suspensa
O Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC) determinoua suspenção do edital lançado pela Prefeitura de Rio do Sul, para contratação de serviços de operação, manutenção, ampliação e eficientização energética do sistema de iluminação pública. O contrato tinha valor estimado em R$ 21.460.583,34 e abertura prevista para o dia 15 de janeiro. A medida foi tomada após análise técnica da Diretoria de Licitações e Contratações (DLC), que apontou inconsistências no edital, como a formação de preços baseada em cotações de fornecedores — em alguns casos de forma exclusiva — sem considerar parâmetros oficiais. Outra questão refere-se à ausência de detalhamento técnico no item referente ao sistema informatizado para supervisão e controle das atividades de manutenção, sem justificativa ou composição de custos.
Da Itália para SC
O governador Jorginho Mello recebeu o embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese, que cumpre agenda oficial no estado. A reunião na Casa d’Agronômica teve como pauta o fortalecimento das relações bilaterais, a inauguração do escritório consular em Florianópolis, e temas referentes à cooperação técnica, científica e cultural entre Santa Catarina e o país europeu. Além da delegação diplomática italiana, o encontro contou com a participação do secretário executivo de Articulação Internacional (SAI), Paulo Bornhausen.
Clique aqui para ver a coluna Pelo Estado
Contato: peloestado@gmail.com





