Pelo Estado 18/12: Santa Catarina é um exemplo em segurança pública

O governador Jorginho Mello participou nesta quarta-feira, 17, em Brasília, da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Crime Organizado, instalada no Senado Federal, juntamente com o secretário da Segurança Pública, Flávio Graff, e com a secretária de Justiça e Reintegração Social, Danielle Amorim Silva. A participação serviu para mostrar as estratégias e políticas públicas que vêm garantindo resultados expressivos na segurança pública catarinense e colocando o estado como o mais seguro do país.

O governador destacou os esforços do Estado em investir em profissionais, equipamentos e inteligência. De acordo com Jorginho, 12% do orçamento do Estado em Segurança Pública, o que contribui para este resultado. O Estado vem fazendo investimentos históricos nas polícias, valorizando os policiais e adquirindo equipamentos modernos.

Ao longo de 2025, Santa Catarina teve a liderança confirmada em diferentes levantamentos nacionais. O estado ocupa o primeiro lugar no Ranking de Competitividade dos Estados, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), pelo sétimo ano consecutivo. No Anuário das Cidades Mais Seguras, municípios catarinenses, incluindo a capital Florianópolis, voltaram a figurar no topo do ranking. O Atlas da Violência e o Anuário Brasileiro de Segurança Pública também apontam Santa Catarina como um caso de sucesso na redução da violência letal e dos crimes patrimoniais.

 

Pediu pra sair

Esta semana, Silvinei Vasques, ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal e, agora, ex-secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação de São José, pediu exoneração do cargo após ser condenado há 24 anos e meio pelos crimes de organização criminosa, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.

Em nota, a prefeitura do município informou que “Silvinei Vasques solicitou sua exoneração do cargo de secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação. O Município agradece a contribuição prestada durante o período em que esteve na Prefeitura”.

Vasques integrou o chamado “núcleo 2” da organização.

Premiada

Pela quinta vez, Florianópolis foi eleita a melhor cidade para eventos de grande porte, pilar do Destino Floripa & Região. A Capital ficou com o primeiro lugar no Prêmio Caio 2025 e ganhou o Jacaré de Ouro como reconhecimento máximo da categoria “Destino para Eventos de Grande Porte”, à frente de Salvador (BA) e Recife (PE) – em segundo e terceiro lugares. A premiação é considerada o “Oscar dos Eventos” e é concedida há 26 anos, com gestão de um conselho formado pelas principais entidades de turismo e do setor de eventos do País. Florianópolis já conquistou a honraria em 2018, 2021, 2023 e 2024.

 

Sem fio

A Celesc, em parceria com empresas de telecomunicações e com o apoio das prefeituras municipais, retirou mais de 150 toneladas de cabos irregulares e obsoletos dos postes da rede elétrica em Santa Catarina ao longo de 2025. As ações ocorreram em 52 municípios de diferentes regiões do estado e fazem parte do programa permanente de organização e compartilhamento da infraestrutura.

A iniciativa tem como foco aumentar a segurança da população, melhorar a confiabilidade do sistema elétrico, reduzir riscos de acidentes e contribuir para a organização urbana.

 

Construção Civil

O número de empresas no setor da construção civil em Santa Catarina cresceu 83,8% nos últimos cinco anos, impulsionado principalmente pela abertura de micro e pequenos negócios. O avanço reflete o aquecimento do mercado imobiliário, sobretudo nas regiões da Grande Florianópolis, Norte do estado e Foz do Rio Itajaí, e também resultou em um aumento significativo na geração de empregos.

Entre 2020 e 2025, o setor passou de 69 mil para 126,1 mil empresas ativas, um saldo de 57 mil novos CNPJs. O crescimento acelerado supera setores tradicionais da economia catarinense, como a indústria e o comércio.

 

Chapecó na lista

O Aeroporto Serafim Enoss Bertaso (XAP), de Chapecó, passou a integrar a nova Carteira de Investimento Público em Aeroportos Regionais do Governo Federal. A novidade – fruto da articulação política da deputada federal Daniela Reinehr (PL) foi anunciada, esta semana, durante a apresentação oficial da carteira, em Brasília, pelo Ministério de Portos e Aeroportos.

Integrante da Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura e da Frente Parlamentar Mista de Portos e Aeroportos, Daniela vem conduzindo articulações técnicas e institucionais para que o aeroporto avance no estudo e planejamento de sua ampliação e modernização.

 

Inauguração

O elevado que liga as BRs 282 e 158, em Maravilha, será inaugurado nesta quinta-feira, 18, a partir das 15 horas, no local da obra. A estrutura é considerada estratégica para melhorar a mobilidade, garantir mais segurança no trânsito e organizar o fluxo em um dos principais entroncamentos rodoviários do Oeste catarinense.

O elevado integra um conjunto de melhorias na infraestrutura viária da região e tem impacto direto na qualidade de vida da população, no deslocamento diário de trabalhadores e no escoamento da produção, fortalecendo o desenvolvimento econômico do Oeste de Santa Catarina.

 

Clique aqui para ver a coluna Pelo Estado 

 

PE_18.12.2025
Contato: peloestado@gmail.com